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GAP 
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Relatório - Análise dos resultados escolares - 2º Período
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Relatório de análise dos resultados escolares do 2º Período

pdf Relatorio_GAP2P_1parte.pdf
pdf Relatorio_GAP2P_2parte.pdf
pdf Relatorio_GAP2P_3parte.pdf

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Resultados dos questionários aplicados pela IGE
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No âmbito da Avaliação Externa ao Agrupamento de Escolas de Fajões, foram realizados inquéritos a toda a comunidade educativa: alunos, pais e encarregados de educação, trabalhadores docentes e trabalhadores não docentes.
Publicamos, em anexo, os resultados desses questionários, disponibilizados pela Inspeção Geral da Educação.

pdf R_Alunos_CEB1_Escolas de Fajões.pdf
pdf R_Alunos_CEB2_Escolas de Fajões.pdf
pdf R_Pais_EBES_Escolas de Fajões.pdf
pdf R_Pais_EPE_Escolas de Fajões.pdf
pdf R_Trabalhadores_Docentes_Escolas de Fajões.pdf
pdf R_Trabalhadores_NDocentes_Escolas de Fajões.pdf

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IGE Ver artigo Imprimir
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Como é do vosso conhecimento a visita da equipa de avaliação externa ao Agrupamento de Escolas de Fajões decorrerá nos dias 20, 21 e 22 de março de 2012.



As escolas em avaliação - agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas - podem preparar o processo, de acordo com os documentos de enquadramento da atividade, disponíveis no site:



pdf AEE_11_12_(1)_Quadro_referencia.pdf
pdf AEE_11_12_(2)_Apresentacao_Escola.pdf
pdf AEE_11_12_(3)_Escala_Avaliação.pdf
pdf AEE_11_12_(5.1)_Agendas_Visitas.pdf
pdf AEE_11_12_(6)_Plano melhoria.pdf
pdf AEE_11_12_(7)_Contactos_IGE.pdf

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Análise Comparativa das taxas de sucesso e qualidade do sucesso por ritmos de aprendizagem
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pdf Análise comparativa taxa e qualidade sucesso.pdf

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Avaliação externa do Agrupamento
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O nosso Agrupamento foi selecionado para integrar um novo ciclo do programa de Avaliação Externa das escolas da Inspeção Geral das escolas. Esta avaliação obedece a um determinado enquadramento. Em anexo publicamos alguns dos documentos orientadores da mesma. Podem consultar mais informação no endereço Link

pdf AEE_11_12_(1)_Quadro_referencia.pdf
pdf AEE_11_12_(4)_Metodologia.pdf
pdf AEE_11_12_(5.1)_Agendas_Visitas.pdf

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Contactos
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E-mail: [email protected]


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Relatórios
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Últimos relatórios elaborados pela equipa GAP:


  • Relatório de reflexão 2010/2011

  • Relatório de analise dos resultados escolares do 1º Período.



  • pdf Relatorio_GAP1P.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte1.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte2.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte3.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte4.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte5.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte6.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte7.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte8.pdf
    pdf Relatório GAP_Final_parte9.pdf

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    RESULTADOS ESCOLARES
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    Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.

    Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.

    No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.

    Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.

    Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.

    Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.


    3ºCiclo


    Em anexo encontra-se :


    - A percentagem de sucesso nas Áreas Disciplinares.


    - Número de alunos com Níveis 4 e 5 por Disciplina e Ano – 1º Período.




    pdf 3ºCiclo.pdf

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    RESULTADOS ESCOLARES
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    Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.

    Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.

    No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.

    Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.

    Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.

    Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.


    2º Ciclo


    Em anexo, econtra-se:


    - A análise dos resultados Escolarres dos alunos do Agrupamento de Escolas de Fajões, no ano letivo 2010/2011. Comparação resultados escolares do Agrupamento-Concelho-Nacional.


    - A comparação da percentagem de níveis atribuídos por ano de escolaridade e por disciplina (2010/2011) - 1º e 2º períodos.


    - A análise do sucesso nas disciplinas de Português e Matemática ao longo dos três períodos. Analise do o 5º e 6º ano respetivamente.



     - A análise da taxa de transição e sucesso dos alunos do 5ºano nas disciplinas de Português e Matemática ao nível do concelho de Oliveira de Azeméis.


    - As taxas de transição e sucesso dos alunos do 6ºano nas disciplinas de Português e Matemática (frequência e provas de aferição).



    pdf 2ºCiclo.pdf

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    RESULTADOS ESCOLARES
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    Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.

    Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.

    No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.

    Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.

    Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.

    Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.


    1ºCiclo


    Relativamente aos resultados dos alunos do 1.º Ciclo, seguem, em anexo, os gráficos comparativos por período e por menções qualitativas.



    pdf 1ºano.pdf
    pdf 2ºano.pdf
    pdf 3ºano.pdf
    pdf 4ºano.pdf

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    Legislação
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    Legislação Útil




    • Decreto-Lei nº 75-2008 (Novo Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão Escolar)

    •  Decreto Regulamentar nº2/2008 (Modelo Avaliação do Desempenho Docente)

    • Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de Agosto (Aprova o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário)

    • Recomendação Nº1 do CCAP (Conselho Científico para a Avaliação de Professores), de Março 2008 (Recomendações sobre a elaboração e aprovação pelos Conselhos Pedagógicos de Instrumentos previstos no Decreto Regulamentar nº2/2008)

    • Recomendação Nº2 do CCAP de Julho2008 (Princípios Orientadores sobre a organização do processo de avaliação do desempenho docente)

    • Recomendação Nº3 do CCAP de Julho 2008 (Princípios Orientadores sobre a organização do processo de avaliação do desempenho docente)

    • Lei nº46/86 de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo)

    • DL. Nº43/89 de 3 de Fevereiro (Reconhece e consagra a autonomia das escolas)

    • DL. 115-A/98 (Estabelece o actual regime de autonomia, administração e gestão das escolas)

    • Lei nº31/2002 de 20 de Dezembro (Termos de análise, parâmetros, indicadores, objetivos gerais e específicos da avaliação)

    • Portaria nº1260/2007 de 26 de Setembro (Regulamentação sobre os contratos de autonomia)






    pdf CCAP-REC_1-2008.pdf
    pdf CCAP-REC_2-2008.pdf
    pdf CCAP-REC_3-2008.pdf
    pdf Dec-Lei-240-2001.pdf
    pdf decreto_lei_75_2008.pdf
    pdf decreto_regulamentar_2_2008.pdf

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    Avaliação Externa
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    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_4º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_5º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_6º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_7º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_8º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011_9º ano.pdf
    pdf Avaliação - Ano Lectivo 2010-2011.pdf

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    Auto-Avaliação Ver artigo Imprimir
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    CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SUCESSO ESCOLAR



    A procura da excelência na escola é uma preocupação contínua, uma vez que a esta compete a formação dos homens de amanhã. Dos conhecimentos e competências destes, depende, em muito, o futuro desenvolvimento do país. A adesão de um número cada vez maior de escolas a experiências de autoavaliação exemplifica o reconhecimento, por parte dos atores educativos, da função que esta tem no desenvolvimento das organizações escolares e dos seus profissionais. O Agrupamento de Escolas de Fajões é exemplo disso. O GAP, Gabinete de Avaliação e Prospeção, desde a sua constituição, em outubro de 2009, desenvolve um trabalho contínuo, através do qual recolhe informações sobre a realidade do Agrupamento, procura compreender os resultados do conjunto das suas atividades, para melhorar a qualidade educativa. Desta forma, sistematiza informações, analisa coletivamente os resultados, questiona formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos e pontos fortes e estabelece estratégias para a superação dos problemas. Os resultados escolares são também objeto de análise do Gabinete de Avaliação e Prospeção do Agrupamento de Fajões e é inquestionável a sua importância.








    Elementos da Equipa GAP



    • Catarina Pinho

    • Clara Almeida

    • Clara Oliveira

    • Cláudia Lopes

    • Filipe Oliveira

    • Hélder Sousa

    • Nuno Sousa (Coordenador)

    • Preciosa Teixeira

    • Sandra Vitória

    • Sandrina Aguiar





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