Informações |

Novo! MATRÍCULAS 2023 - 2024 Pré-Escolar 1.º Ciclo Legislação
MANUAIS 2023-2024BOLSAS MÉRITO 2023-2024Novo! |
|
|
|

Análise Comparativa das taxas de sucesso e qualidade do sucesso por ritmos de aprendizagem
|
|
Contactos
|
E-mail: gap.ag.fajoes@gmail.com
|
RESULTADOS ESCOLARES
|
Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.
Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.
No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.
Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.
Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.
Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.
3ºCiclo
Em anexo encontra-se :
- A percentagem de sucesso nas Áreas Disciplinares.
- Número de alunos com Níveis 4 e 5 por Disciplina e Ano – 1º Período.
|
RESULTADOS ESCOLARES
|
Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.
Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.
No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.
Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.
Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.
Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.
2º Ciclo
Em anexo, econtra-se:
- A análise dos resultados Escolarres dos alunos do Agrupamento de Escolas de Fajões, no ano letivo 2010/2011. Comparação resultados escolares do Agrupamento-Concelho-Nacional.
- A comparação da percentagem de níveis atribuídos por ano de escolaridade e por disciplina (2010/2011) - 1º e 2º períodos.
- A análise do sucesso nas disciplinas de Português e Matemática ao longo dos três períodos. Analise do o 5º e 6º ano respetivamente.
- A análise da taxa de transição e sucesso dos alunos do 5ºano nas disciplinas de Português e Matemática ao nível do concelho de Oliveira de Azeméis.
- As taxas de transição e sucesso dos alunos do 6ºano nas disciplinas de Português e Matemática (frequência e provas de aferição).
|
RESULTADOS ESCOLARES
|
Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.
Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.
No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.
Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.
Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.
Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas.
1ºCiclo
Relativamente aos resultados dos alunos do 1.º Ciclo, seguem, em anexo, os gráficos comparativos por período e por menções qualitativas.
|
Auto-Avaliação
|
|
CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SUCESSO ESCOLAR
A procura da excelência na escola é uma preocupação contínua, uma vez que a esta compete a formação dos homens de amanhã. Dos conhecimentos e competências destes, depende, em muito, o futuro desenvolvimento do país. A adesão de um número cada vez maior de escolas a experiências de autoavaliação exemplifica o reconhecimento, por parte dos atores educativos, da função que esta tem no desenvolvimento das organizações escolares e dos seus profissionais. O Agrupamento de Escolas de Fajões é exemplo disso. O GAP, Gabinete de Avaliação e Prospeção, desde a sua constituição, em outubro de 2009, desenvolve um trabalho contínuo, através do qual recolhe informações sobre a realidade do Agrupamento, procura compreender os resultados do conjunto das suas atividades, para melhorar a qualidade educativa. Desta forma, sistematiza informações, analisa coletivamente os resultados, questiona formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos e pontos fortes e estabelece estratégias para a superação dos problemas. Os resultados escolares são também objeto de análise do Gabinete de Avaliação e Prospeção do Agrupamento de Fajões e é inquestionável a sua importância.
Elementos da Equipa GAP
- Catarina Pinho
- Clara Almeida
- Clara Oliveira
- Cláudia Lopes
- Filipe Oliveira
- Hélder Sousa
- Nuno Sousa (Coordenador)
- Preciosa Teixeira
- Sandra Vitória
- Sandrina Aguiar
|
|
|
Notícias na imprensa |
|
|
|
|