Atividades das BEs
  Passatempos das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Receção aos Alunos e Encarregados de Educação na BE - 13 de setembro 2019 Ver artigo

No dia 13 de setembro, faremos a receção a todos os alunos do 5º ano, e respetivos encarregados de educação, nas bibliotecas da EB 2,3 de Carregosa e EBS de Fajões.
Contamos com a presença de todos, para vos apresentar a biblioteca e a magia dos livros.
Com Peter Pan e Mina, "A menina que detestava livros", vamos aprender a ser alegres, inocentes e desprendidos.

Ver mais Atividades das BEs
Resultados Concurso Histórias da Ajudaris 19 Ver artigo

Concurso "Histórias da Ajudaris 19"

É com alegria que recebemos a notícia de que, dos quatro textos enviados a concurso, dois foram selecionados para integrar a edição nacional do livro "Histórias da Ajudaris 2019:
- "Proteger a vida terrestre" (1º A - EB Casalmarinho);
- "A árvore Elvira" (2º/3º G - EB1/JI de Pindelo).

Parabéns a todos os jovens autores participantes e seus professores.

Agora é só esperar pelo lançamento do livro, comprá-lo e, assim, ter um gesto solidário (1€ do valor da venda de cada livro reverte a favor de uma instituição solidária ????)

Ver mais Concursos
Autor do mês - maio 2019: Frederico Lourenço Ver artigo

Autor do mês: Frederico Lourenço (1963-)

Pergunta:

Com base na leitura da obra “A Odisseia de Homero adaptada para jovens” de Frederico Lourenço, Livro III, "A gruta de Ciclope", responde à questão que se segue:

- Caracteriza o Ciclope que nos é descrito por Ulisses.

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências do autor, nas BEs da RBOA, em anexo.

pdf Autor do mês_maio_19_Frederico Lourenço.pdf
Ver mais Passatempos das BEs
Maio - Clássicos da Literatura Ver artigo

O desafio, para este mês de maio, é conhecer os clássicos da literatura.
"Porquê ler os clássicos?"
Italo Calvino, num dos 14 pontos da sua célebre reflexão "Porquê ler os clássicos?", diz que "Os clássicos são livros que nos chegam trazendo em si a marca das leituras que antecederam a nossa e atrás de si a marca que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou
nos costumes)", ou seja, os clássicos são livros que atravessam o tempo, a memória individual e colectiva, o próprio inconsciente social. São livros, os clássicos, que por estas características e antes de mais pela sua qualidade estética, foram elevados ao estatuto de património cultural da humanidade, sobretudo porque, como Italo Calvino também lembra, são livros que nunca acabam de dizer o que têm a dizer, isto é, são perenes, desafiadores para o leitor de qualquer época.

pdf BB_Clássicos.pdf
Ver mais Guias