Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

121 anos do nascimento de Ferreira de Castro Ver artigo

Para assinalar a efeméride dos 121 anos do nascimento de Ferreira de Castro, 24 de maio, propomos a realização, em simultâneo, de 1 minuto de leitura, em todas as turmas do 1º ao 12º ano.
Sendo um dos escritores mais traduzidos em todo o mundo, é importante valorizá-lo junto da comunidade.
Além do minuto de leitura, as BE irão divulgar a sua obra, numa montra de livros.

pdf Minuto de Leitura FC_1ºciclo_Não há borracha que apague o sonho.pdf

pdf Minuto de Leitura FC_2ºciclo_Emigrantes.pdf

pdf Minuto de Leitura FC_3ºciclo_A selva.pdf

pdf Minuto de Leitura FC_Secund_A lã e a neve.pdf
Ver mais Atividades das BEs
Concurso de Slogans sobre o Amor Ver artigo

O Museu Nacional da Imprensa promove um concurso de slogans sobre o AMOR, tendo como pano de fundo o panorama da violência no namoro.
As recentes estatísticas sobre os casos de ‘violência no namoro’ constituem uma antecâmara do flagelo da violência doméstica que publicamente tem crescido em Portugal.
A promoção de campanhas de diferentes níveis, como através de slogans, pode ser um bom contributo para sensibilizar as camadas mais jovens para o direito (e o dever) ao amor, sem preconceitos nem ameaças.
A oportunidade da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos reforça a pertinência de uma campanha de slogans sobre o assunto.

DURAÇÃO
O concurso decorre até 31 de maio de 2019.

DESTINATÁRIOS
Jovens portugueses até aos 25 anos, residentes em qualquer parte do País, ou no estrangeiro.

Consulta o regulamento em anexo.

pdf ConcursoDeSlogansDeAmor_Reg.pdf

pdf ConcursoDeSlogansDeAmor_Formulário de concurso.pdf

pdf MNI_ConcursoDeSlogansDeAmor_CartazA4.pdf
Ver mais Concursos
Autor do mês - maio 2019: Frederico Lourenço Ver artigo

Autor do mês: Frederico Lourenço (1963-)

Pergunta:

Com base na leitura da obra “A Odisseia de Homero adaptada para jovens” de Frederico Lourenço, Livro III, "A gruta de Ciclope", responde à questão que se segue:

- Caracteriza o Ciclope que nos é descrito por Ulisses.

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências do autor, nas BEs da RBOA, em anexo.

pdf Autor do mês_maio_19_Frederico Lourenço.pdf
Ver mais Passatempos das BEs
Maio - Clássicos da Literatura Ver artigo

O desafio, para este mês de maio, é conhecer os clássicos da literatura.
"Porquê ler os clássicos?"
Italo Calvino, num dos 14 pontos da sua célebre reflexão "Porquê ler os clássicos?", diz que "Os clássicos são livros que nos chegam trazendo em si a marca das leituras que antecederam a nossa e atrás de si a marca que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou
nos costumes)", ou seja, os clássicos são livros que atravessam o tempo, a memória individual e colectiva, o próprio inconsciente social. São livros, os clássicos, que por estas características e antes de mais pela sua qualidade estética, foram elevados ao estatuto de património cultural da humanidade, sobretudo porque, como Italo Calvino também lembra, são livros que nunca acabam de dizer o que têm a dizer, isto é, são perenes, desafiadores para o leitor de qualquer época.

pdf BB_Clássicos.pdf
Ver mais Guias