Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Mês Internacional da Biblioteca Escolar Ver artigo

O tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é "Let's Imagine", que traduzimos para "Vamos imaginar". Baseia-se no tema da conferência de 2019 da IASL "Convergência - Empoderamento - Transformação: Bibliotecas Escolares".
Este ano, a International Association of School Librarianship (IASL) convida os participantes a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação.

Em anexo encontra-se o cartaz, bem como a calendarização de atividades com turmas.
Além destas, participamos nas atividades dinamizadas pela Rede de Bibliotecas de Oliveira de Azeméis, nomeadamente "Um escritor apresenta-se: Gil Bastos", ex-aluno do nosso agrupamento, e "Encontro com Rodolfo Castro: o pior contador de histórias do mundo", com a turma do 12ºC, dos Cursos Profissionais de TIS e TRB.

pdf Calendário MIBE EB1-JI.pdf

pdf Calendário MIBE 5º_6º_10º.pdf
Ver mais Atividades das BEs
Histórias da Ajudaris em Oliveira de Azeméis - 3ª edição Ver artigo

Estão aí as “Histórias da Ajudaris em Oliveira de Azeméis: Histórias para Pensar”, 3ª edição.
O tema para este ano é "Sustentabilidade".
As participações são coletivas, podendo inscrever-se turmas ou grupos de alunos coordenados por um professor, do Pré-escolar ao Ensino Secundário.
Os professores/grupos/turmas interessados em participar deverão inscrever-se junto dos professores bibliotecários, até ao final do 1º período.
As histórias deverão ser enviadas, em suporte digital até 31 de janeiro.

Ver mais Concursos
Autor do mês - novembro de 2019: Sophia de Mello Breyner Andresen Ver artigo

Autor do mês: Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)

Pergunta:

A dada altura da sua vida, o cavaleiro da Dinamarca decidiu empreender uma grande viagem. Onde passou o Natal nessa nova etapa da sua vida?

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências da autora, nas BE do agrupamento, em anexo.

Ver mais Passatempos das BEs
Maio - Clássicos da Literatura Ver artigo

O desafio, para este mês de maio, é conhecer os clássicos da literatura.
"Porquê ler os clássicos?"
Italo Calvino, num dos 14 pontos da sua célebre reflexão "Porquê ler os clássicos?", diz que "Os clássicos são livros que nos chegam trazendo em si a marca das leituras que antecederam a nossa e atrás de si a marca que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou
nos costumes)", ou seja, os clássicos são livros que atravessam o tempo, a memória individual e colectiva, o próprio inconsciente social. São livros, os clássicos, que por estas características e antes de mais pela sua qualidade estética, foram elevados ao estatuto de património cultural da humanidade, sobretudo porque, como Italo Calvino também lembra, são livros que nunca acabam de dizer o que têm a dizer, isto é, são perenes, desafiadores para o leitor de qualquer época.

pdf BB_Clássicos.pdf
Ver mais Guias