Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Dia Mundial do Cinema Ver artigo

Dia 5 de novembro assinala-se o Dia Mundial do Cinema.

A sétima arte é considerada por muitos a arte mais mágica, pelo seu poder sobre as emoções humanas. O cinema inspira milhões de pessoas, assim como as faz sonhar, rir, chorar e gritar de medo a qualquer altura do dia. Sem o cinema, o mundo não seria certamente o mesmo.

O Plano Nacional do Cinema do Agrupamento de Escolas de Fajões irá comemorar a efeméride com a projeção de filmes icónicos da história da sétima arte, para todos os níveis de ensino.
No caso do 2º ciclo, a atividade é feita em articulação com as bibliotecas escolares, projetando o filme "A maior flor do mundo", baseado no conto homónimo de José Saramago, como motivação e preparação para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

Ver mais Atividades das BEs
Concurso Nacional de Leitura 2018-2019 Ver artigo

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Destina-se a alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Este decorrerá em 4 fases:
1º momento: Provas nas Escolas – de 12 a 30 de novembro de 2018
2º momento: Provas na Biblioteca Municipal – 13 de fevereiro de 2019
3º momento: Prova Área Metropolitana do Porto – março/abril 2019
Final: Prova Nacional – maio – Prova de palco a 25 de maio, em Braga

Para a 1ª fase, nas escolas, foram selecionadas as seguintes obras:

- 1º ciclo (3º e 4º anos) - Lendas do mar, de José Jorge Letria (Conto “Os três avisos do mar”);
- 2º ciclo - A maior flor do mundo, de José Saramago;
- 3º ciclo - Histórias da terra e do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Conto “Saga”);
- Secundário - Novos contos da montanha, de Miguel Torga (Conto “Fronteira”).

PRÉMIOS: Livros, bilhetes de cinema e… muito mais!

INSCREVE-TE AQUI

Consulta o Regulamento Nacional em anexo

pdf 16-10-2018 - Regulamento 13ªEdição -CONCURSO NACIONAL DE LEITURA.pdf
Ver mais Concursos
Autor do mês - outubro 2018: Rui Zink Ver artigo

Autor do mês: Rui Zink (1961-)

Pergunta:

Com base na leitura do cap. O regresso, da obra O Anibaleitor, de Rui Zink, responde à questão:
- Para que usava o Anibaleitor a pele das pessoas que devorava?

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências do autor, nas BEs do agrupamento, em anexo.

pdf Autor do mês_outubro 18_ Rui Zink.pdf
Ver mais Passatempos das BEs
Dia Internacional da Paz - Boletim Bibliográfico Ver artigo

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

O tema deste ano é  "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos". Para celebrar este dia, o movimento de contadores de histórias pela Paz Mundial está a unir narradores, livreiros, editoras, bibliotecários, professores, educadores e famílias em todo o mundo para que neste dia se contem histórias sobre PAZ e TOLERÂNCIA.
Cada pessoa ou entidade organiza na sua sala de aula, biblioteca, livraria ou em casa, uma dinâmica de leitura com estes temas.

Em anexo, uma lista de referências das BEs do AE de Fajões.

pdf Boletim Bibliográfico - Dia Internacional da Paz.pdf
Ver mais Guias