Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Receção aos Alunos e Encarregados de Educação - 2017 Ver artigo

No passado dia 13 de setembro, o AE de Fajões fez a abertura do ano letivo.
Durante a manhã, recebemos os alunos e encarregados de educação do 5º ano. Estes, além de um encontro com o diretor do agrupamento e diretores de turma, participaram em diversas atividades, entre as quais uma visita à Biblioteca Escolar.
Na BE, ficaram a conhecer os serviços que esta oferece, através do Guia do Utilizador, e a importância da leitura no seu percurso escolar.
Os pais também foram sensibilizados para a necessidade de motivar os seus educandos para a leitura.

pdf Guia do Utilizador_17-18.pdf

pdf Folheto Pais_2017.pdf

pdf Folheto Pais 1º CEB_2017.pdf
Ver mais Atividades das BEs
Concurso Concelhio de Leitura - Alunos apurados para a fase final Ver artigo

Nos passados dias 02 e 06 de fevereiro, 206 alunos dos 1º e 2º ciclos do AE de Fajões realizaram a prova da 1ª fase (escola) do CCL 2017.

Após a leitura da obra "Vem aí o Zé das moscas", de António Torrado, pelos alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano), e "A viúva e o papagaio", de Virginia Wolf, pelos alunos do 2º ciclo, estes responderam a um questionário de compreensão global das obras, na plataforma Moodle, gentilmente cedida pelo CFAEAVCOA.

Foram apurados para a fase final os seguintes alunos:

1º CEB
- Emanuel Teixeira Jesus (EB Azagães)
- Simão de Castro Rodrigues (EB Carregosa)
- Luana Rita Almeida Valinho (EB Casalmarinho-Fajões)
- Fabiana Maria Cardoso Lima (EB Cesar)
- João Pedro Pereira Santos (EB Macieira de Sarnes)
- Afonso Miguel Oliveira Costa (EB Pindelo)

2º CEB
- Mariana Silva Neves (EBS de Fajões)
- António Pedro P. G. Rebelo (EB 2,3 de Carregosa)

A final decorrerá no dia 03 de maio, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Ver mais Concursos
Autor do mês - maio 2017: Inês Botelho Ver artigo

Autor do mês: Inês Botelho (1986-...)

Pergunta:
Com base na leitura da obra “A filha dos mundos” de Inês Botelho, capítulo “A Floresta”, página 21, responde à seguinte questão:

- Quem era o estranho que estava junto de Ailura, quando ela acordou?

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências da autora, nas BEs do agrupamento, em anexo.

Ver mais Passatempos das BEs
Dia Internacional da Paz - Boletim Bibliográfico Ver artigo

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

O tema deste ano é  "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos". Para celebrar este dia, o movimento de contadores de histórias pela Paz Mundial está a unir narradores, livreiros, editoras, bibliotecários, professores, educadores e famílias em todo o mundo para que neste dia se contem histórias sobre PAZ e TOLERÂNCIA.
Cada pessoa ou entidade organiza na sua sala de aula, biblioteca, livraria ou em casa, uma dinâmica de leitura com estes temas.

Em anexo, uma lista de referências das BEs do AE de Fajões.

pdf Boletim Bibliográfico - Dia Internacional da Paz.pdf
Ver mais Guias