Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Mensagem de Boas Festas da Coordenadora da RBE Ver artigo

Para todos os que trabalham e aprendem nas bibliotecas escolares

Muito Obrigada pelo que têm feito para desenvolver e inovar a REDE.
Une-nos a crença no valor da leitura e do lugar que a biblioteca pode ter na resposta a uma formação das crianças e dos jovens, mais consentânea, com os novos desafios.
Este tempo de celebração convida-nos ao encontro e cria oportunidades para balanços e renovados desejos.

Manuela Pargana Silva
Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

Ver mais Atividades das BEs
Faça Lá um Poema Ver artigo

A ti, que gostas de ler e de escrever e que também gostas de dizer os teus textos em voz alta ou gostas de os ouvir lidos por outras pessoas, o PNL2027 e a Fundação CCB, vêm convidar-te a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA.

Se frequentas o 3º ciclo ou o ensino secundário, este concurso é para ti!

O Concurso não é subordinado a um tema específico (tendo em conta que o poeta celebrado este ano, no Dia Mundial da Poesia no CCB é Sophia de Mello Breyner Andresen podes tomar como referência esta poeta e a sua temática vasta).

Fala com o teu professor de português e lê o regulamento em anexo.

Entrega o teu poema até 12 de fevereiro.

pdf Regulamento_FLUPoema.pdf
Ver mais Concursos
Autor do mês - janeiro 2019: David Walliams Ver artigo

Autor do mês: David Walliams (1971- )

Pergunta:

Com base na leitura da obra “Avozinha Gângster”, capítulo 6, responde à seguinte pergunta:
- Como é que Bem conseguiu retirar o ovo que tinha ficado colado no vidro da janela de cozinha?

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências do autor, nas BEs do agrupamento, em anexo.

pdf Autor do mês_janeiro 19_ David Walliams.pdf
Ver mais Passatempos das BEs
Como identificar notícias falsas Ver artigo

O que são “fake news”?

Na tradução literal do inglês significa "notícias falsas", embora esta definição, para os jornalistas, seja uma contradição: se for mentira ou falsificada (outro significado de “fake”), não é notícia. Em alternativa, pode também dizer-se "informações falsificadas", conceito que remete para manipulação. Os franceses, por exemplo, optaram pelo termo "infox" (amálgama de informação e intoxicação).

Em anexo, encontras um guia para identificar notícias falsas.

Podes também aceder aqui a um pequeno vídeo com um guia básico para identificar notícias falsas.
O Facebook também te dá algumas dicas para identificar notícias falsas.

Não te deixes enganar! ;)

pdf Como identificar Notícias Falsas.pdf
Ver mais Guias