GAP https://agrupamento-fajoes.pt Agrupamento+de+Escolas+de+Faj%C3%B5es en geral@agrupamento-fajoes.pt GAP no Relatório - Análise dos resultados escolares - 2º PeríodoRelatório de análise dos resultados escolares do 2º Períodohttps://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3574&m=431&b=2012-04-17 23:46:10https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3574&m=431&b=Resultados dos questionários aplicados pela IGENo âmbito da Avaliação Externa ao Agrupamento de Escolas de Fajões, foram realizados inquéritos a toda a comunidade educativa: alunos, pais e encarregados de educação, trabalhadores docentes e trabalhadores não docentes. Publicamos, em anexo, os resultados desses questionários, disponibilizados pela Inspeção Geral da Educação.https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3450&m=431&b=2012-03-18 16:04:29https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3450&m=431&b=IGE<p> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"&#65325;&#65331; &#26126;&#26397;"; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:fixed; mso-font-signature:1 134676480 16 0 131072 0;} @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Cambria; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Cambria; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"&#65325;&#65331; &#26126;&#26397;"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:Cambria; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"&#65325;&#65331; &#26126;&#26397;"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->Como é do vosso conhecimento a visita da equipa de avaliação externa ao Agrupamento de Escolas de Fajões decorrerá nos dias 20, 21 e 22 de março de 2012. </p> <p> As escolas em avaliação - agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas - podem preparar o processo, de acordo com os <a href="http://www.ige.min-edu.pt/content_01.asp?BtreeID=03/01&treeID=03/01/03&auxID=&newsID=663#content" target="_blank">documentos de enquadramento</a> da atividade, disponíveis no site: </p> <ul> <li> <a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%281%29_Quadro_referencia.pdf">Quadro de referência para a avaliação das escolas - 2011-2012</a></li> <li><a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%282%29_Apresentacao_Escola.pdf">Documento de apresentação da escola ou agrupamento - 2011-2012</a></li> <li><a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%283%29_Escala_Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf">Escala de avaliação - 2011-2012</a></li> <li><a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%285.1%29_Agendas_Visitas.pdf">Agenda de trabalho nos Agrupamentos de Escolas (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) - 2011-2012</a> </li> <li><a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%286%29_Plano%20melhoria.pdf">Plano de melhoria da escola - 2011-2012</a></li> <li><a href="http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE2_2011/AEE_11_12_%287%29_Contactos_IGE.pdf">Contactos na IGE - 2011-2012</a> <br /> </li> </ul>https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3384&m=431&b=2012-03-08 22:26:53https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3384&m=431&b=Análise Comparativa das taxas de sucesso e qualidade do sucesso por ritmos de aprendizagemhttps://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3383&m=431&b=2012-03-08 22:19:17https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3383&m=431&b=Avaliação externa do AgrupamentoO nosso Agrupamento foi selecionado para integrar um novo ciclo do programa de Avaliação Externa das escolas da Inspeção Geral das escolas. Esta avaliação obedece a um determinado enquadramento. Em anexo publicamos alguns dos documentos orientadores da mesma. Podem consultar mais informação no endereço www.ige.min-edu.pthttps://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3223&m=431&b=2012-02-09 16:33:22https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3223&m=431&b=Contactos<strong>E-mail</strong>: gap@agrupamento-fajoes.pt https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3202&m=431&b=2012-02-03 09:54:22https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3202&m=431&b=Relatórios<p> <strong>Últimos relatórios elaborados pela equipa GAP</strong>: </p> <li>Relatório de reflexão 2010/2011</li> <li>Relatório de analise dos resultados escolares do 1º Período.</li> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3201&m=431&b=2012-02-09 23:38:50https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3201&m=431&b=RESULTADOS ESCOLARES<div align="justify"> Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.<br /> Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.<br /> No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.<br /> Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.<br /> Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.<br /> Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas. </div> <div align="justify"> <strong><font color="#216fb9">3ºCiclo</font></strong> </div> <div align="justify"> Em anexo encontra-se : </div> <div align="justify"> - A percentagem de sucesso nas Áreas Disciplinares. </div> <div align="justify"> - Número de alunos com Níveis 4 e 5 por Disciplina e Ano &#8211; 1º Período. <br /> </div> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3060&m=431&b=2012-01-06 00:14:28https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3060&m=431&b=RESULTADOS ESCOLARES<div align="justify"> Ao longo do ano letivo foi feita uma análise dos resultados escolares tendo em vista vários termos de comparação.<br /> Inicialmente, no 1º período foram analisados os níveis obtidos pelos alunos do agrupamento realçando medidas para a sua melhoria e estratégias de remediação. Foi também dada particular atenção à qualidade do sucesso analisando o número de níveis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos períodos seguintes.<br /> No segundo período foi feita uma análise comparativa entre os níveis alcançados no 1º período e no 2º período na tentativa de avaliar a evolução dos alunos e implementar novas estratégias.<br /> Por fim no terceiro período para além da sua análise interna também se elaborou uma comparação com a avaliação externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas análises tiveram lugar nas várias reuniões de departamento e área disciplinar e sempre necessário em reuniões convocadas para o efeito.<br /> Foi preocupação constante do GAP, além de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem possíveis soluções tendo sempre em conta a melhoria continua.<br /> Neste ano letivo, não delineamos formas de avaliação e reflexão dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresentações diferentes, e a termos uma leitura não tão percetível. Este será um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no próximo ano letivo. O GAP deverá usar sempre os mesmos critérios de apresentação de dados para todas as áreas. </div> <div align="justify"> <strong><font color="#216fb9">2º Ciclo</font></strong> </div> <div align="justify"> Em anexo, econtra-se: </div> <div align="justify"> - A análise dos resultados Escolarres dos alunos do Agrupamento de Escolas de Fajões, no ano letivo 2010/2011. Comparação resultados escolares do Agrupamento-Concelho-Nacional. </div> <div align="justify"> - A comparação da percentagem de níveis atribuídos por ano de escolaridade e por disciplina (2010/2011) - 1º e 2º períodos. </div> <div align="justify"> - A análise do sucesso nas disciplinas de Português e Matemática ao longo dos três períodos. Analise do o 5º e 6º ano respetivamente. <br /> </div> <div align="justify">  - A análise da taxa de transição e sucesso dos alunos do 5ºano nas disciplinas de Português e Matemática ao nível do concelho de Oliveira de Azeméis. </div> <div align="justify"> - As taxas de transição e sucesso dos alunos do 6ºano nas disciplinas de Português e Matemática (frequência e provas de aferição). </div> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3059&m=431&b=2012-01-06 00:08:36https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3059&m=431&b=RESULTADOS ESCOLARES<div align="justify"> Ao longo do ano letivo foi feita uma an&aacute;lise dos resultados escolares tendo em vista v&aacute;rios termos de compara&ccedil;&atilde;o.<br /> Inicialmente, no 1&ordm; per&iacute;odo foram analisados os n&iacute;veis obtidos pelos alunos do agrupamento real&ccedil;ando medidas para a sua melhoria e estrat&eacute;gias de remedia&ccedil;&atilde;o. Foi tamb&eacute;m dada particular aten&ccedil;&atilde;o &agrave; qualidade do sucesso analisando o n&uacute;mero de n&iacute;veis superiores ou iguais a quatro e partilha de medidas para o seu crescimento nos per&iacute;odos seguintes.<br /> No segundo per&iacute;odo foi feita uma an&aacute;lise comparativa entre os n&iacute;veis alcan&ccedil;ados no 1&ordm; per&iacute;odo e no 2&ordm; per&iacute;odo na tentativa de avaliar a evolu&ccedil;&atilde;o dos alunos e implementar novas estrat&eacute;gias.<br /> Por fim no terceiro per&iacute;odo para al&eacute;m da sua an&aacute;lise interna tamb&eacute;m se elaborou uma compara&ccedil;&atilde;o com a avalia&ccedil;&atilde;o externa e a realidade do concelho em que se insere. Estas an&aacute;lises tiveram lugar nas v&aacute;rias reuni&otilde;es de departamento e &aacute;rea disciplinar e sempre necess&aacute;rio em reuni&otilde;es convocadas para o efeito.<br /> Foi preocupa&ccedil;&atilde;o constante do GAP, al&eacute;m de analisar os resultados escolares, levar os grupos disciplinares e refletirem sobre os mesmos e a procurarem poss&iacute;veis solu&ccedil;&otilde;es tendo sempre em conta a melhoria continua.<br /> Neste ano letivo, n&atilde;o delineamos formas de avalia&ccedil;&atilde;o e reflex&atilde;o dos resultados escolares uniformes entre os diferentes anos, ciclos assim como disciplinas, o que nos levou a termos apresenta&ccedil;&otilde;es diferentes, e a termos uma leitura n&atilde;o t&atilde;o percet&iacute;vel. Este ser&aacute; um dos aspetos a ter em conta e a melhorar no pr&oacute;ximo ano letivo. O GAP dever&aacute; usar sempre os mesmos crit&eacute;rios de apresenta&ccedil;&atilde;o de dados para todas as &aacute;reas. </div> <div align="justify"> <strong><font color="#216fb9">1&ordm;Ciclo</font></strong> </div> <div align="justify"> Relativamente aos resultados dos alunos do 1.&ordm; Ciclo, seguem, em anexo, os gr&aacute;ficos comparativos por per&iacute;odo e por men&ccedil;&otilde;es qualitativas. </div> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3058&m=431&b=2012-01-05 23:49:48https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3058&m=431&b=Legislação<p> <font color="#216fb9"><strong>Legislação Útil</strong></font> </p> <div align="justify"> <ul> <li><font color="#216fb9">Decreto-Lei nº 75-2008</font> (Novo Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão Escolar)</li> <li> <font color="#216fb9">Decreto Regulamentar nº2/2008</font> (Modelo Avaliação do Desempenho Docente)</li> <li><font color="#216fb9">Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de Agosto</font> (Aprova o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário)</li> <li><font color="#216fb9">Recomendação Nº1 do CCAP (Conselho Científico para a Avaliação de Professores), de Março 2008</font> (Recomendações sobre a elaboração e aprovação pelos Conselhos Pedagógicos de Instrumentos previstos no Decreto Regulamentar nº2/2008)</li> <li><font color="#216fb9">Recomendação Nº2 do CCAP de Julho2008</font> (Princípios Orientadores sobre a organização do processo de avaliação do desempenho docente)</li> <li><font color="#216fb9">Recomendação Nº3 do CCAP de Julho 2008</font> (Princípios Orientadores sobre a organização do processo de avaliação do desempenho docente)</li> <li>Lei nº46/86 de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo)</li> <li>DL. Nº43/89 de 3 de Fevereiro (Reconhece e consagra a autonomia das escolas)</li> <li>DL. 115-A/98 (Estabelece o actual regime de autonomia, administração e gestão das escolas)</li> <li>Lei nº31/2002 de 20 de Dezembro (Termos de análise, parâmetros, indicadores, objetivos gerais e específicos da avaliação)</li> <li>Portaria nº1260/2007 de 26 de Setembro (Regulamentação sobre os contratos de autonomia)<br /> </li> </ul> </div> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3047&m=431&b=2012-01-03 23:12:56https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3047&m=431&b=Avaliação Externahttps://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3046&m=431&b=2012-01-03 22:34:02https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3046&m=431&b=Auto-Avaliação<strong><font color="#216fb9">CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SUCESSO ESCOLAR</font></strong> </p> <p> A procura da excelência na escola é uma preocupação contínua, uma vez que a esta compete a formação dos homens de amanhã. Dos conhecimentos e competências destes, depende, em muito, o futuro desenvolvimento do país. A adesão de um número cada vez maior de escolas a experiências de autoavaliação exemplifica o reconhecimento, por parte dos atores educativos, da função que esta tem no desenvolvimento das organizações escolares e dos seus profissionais. O Agrupamento de Escolas de Fajões é exemplo disso. O GAP, Gabinete de Avaliação e Prospeção, desde a sua constituição, em outubro de 2009, desenvolve um trabalho contínuo, através do qual recolhe informações sobre a realidade do Agrupamento, procura compreender os resultados do conjunto das suas atividades, para melhorar a qualidade educativa. Desta forma, sistematiza informações, analisa coletivamente os resultados, questiona formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos e pontos fortes e estabelece estratégias para a superação dos problemas. Os resultados escolares são também objeto de análise do Gabinete de Avaliação e Prospeção do Agrupamento de Fajões e é inquestionável a sua importância. </p> <strong></strong> <div align="justify"> <hr noshade="noshade" /> </div> <div align="left"> <strong><font color="#12508b">Elementos da Equipa GAP</font></strong> </div> <div align="left"> <ul> <li>Catarina Pinho</li> <li>Clara Almeida</li> <li>Clara Oliveira</li> <li>Cláudia Lopes</li> <li>Filipe Oliveira</li> <li>Hélder Sousa</li> <li>Nuno Sousa (Coordenador)</li> <li>Preciosa Teixeira</li> <li>Sandra Vitória</li> <li>Sandrina Aguiar</li> </ul> </div> https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3045&m=431&b=2012-01-09 22:18:02https://.agrupamento-fajoes.pt/?v=61&idnoticia=3045&m=431&b=nonadult