MANUAIS 2019-2020
CANDIDATURA BOLSAS MÉRITO 2019-2020
Matrículas 2019 - 2020

Aprender com a Biblioteca Escolar - Poupar, para não perder, nem a “Fajões”

2020-02-16

Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8º ano de escolaridade vão Aprender com a Biblioteca Escolar.
Além de competências de Literacia Financeira, os alunos irão desenvolver competências de Literacia da Informação e dos Média.

Ter uma 'boa' literacia financeira é fundamental para tomar boas decisões de poupança e investimento.

Aumente a sua literacia financeira com estes cinco pontos (básicos)

Desenvolver a literacia financeira é importante, porque ajuda-o a tomar decisões mais informadas sobre poupança e até mesmo investimento, de acordo com o Doutor Finanças. Nunca é tarde para aprender e a 'clínica' especializada em finanças pessoais adianta cinco pontos que podem realmente fazer a diferença:
Não gastar mais do que ganha - "Esta é a lição número um de qualquer manual de finanças pessoais. E está diretamente relacionada com o padrão de vida que quer levar. Ter um padrão de vida menor do que o expectável não significa que se tem de privar das melhores coisas da vida. Trata-se, no entanto, de otimizar melhor os recursos disponíveis."
Definir metas - "Poupar e investir sem ter um plano ou meta para atingir, dificilmente traz resultados. Defina tudo muito bem, de forma mensurável e realista para que a poupança e investimento façam sentido."
Dar o exemplo - "Consuma de uma forma responsável e consciente dando um bom exemplo para quem está ao seu redor, principalmente se entre essas pessoas estiverem os seus descendentes. Não entre em euforias consumistas e comerciais que apenas lhe vão trazer dissabores."
Investir e diversificar - "Invista com frequência e destine uma parte do dinheiro para um fundo de reserva. Na prática, este ato está ligado com os conceitos da poupança e investimento: faça por manter sempre lado a lado estes mecanismos pois ao poupar de um lado, está a rentabilizar do outro."
Doar e Agradecer - "Sim, pode parecer um pouco fora de mão, mas a verdade é que ao doarmos coisas que não precisamos e agradecer pelo que temos, estamos a gerar uma onda de prosperidade. Mais do que isso: estamos a ganhar consciência daquilo que realmente precisamos."

in: Notícias ao Minuto - Economia: literacia financeira. 16/02/20; disponível em: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1414189/aumente-a-sua-literacia-financeira-com-estes-cinco-pontos-basicos

ver mais atividades das bes

pdf Apresentação LF_8º.pdf
pdf cef3_pt_web_300.pdf