MATRÍCULAS 2022 - 2023
CANDIDATURA BOLSAS MÉRITO 2021-2022

EBook O eTwinning e a web 2.0 : desenvolvimento das competências Digitais

2021-02-15

O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é um eBook onde se apresenta, de forma simples e intuitiva, um conjunto de ferramentas digitais que podem ser rentabilizadas nas salas de aula, de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino.

Esta publicação reúne a informação apresentada nos Webinares Viriato, desenvolvidos no âmbito do projeto eTwinning nacional, os quais surgiram como resposta aos constrangimentos causados pela pandemia, nomeadamente no que se refere à suspensão das atividades presenciais, e à necessidade de apoiar os professores. Assim, estes podem, por um lado, dar continuidade aos seus projetos e, por outro, encontrar alternativas para a sua sala de aula online, com posterior repercussão na sua sala de aula presencial.

O eBook está organizado de forma simples, o que facilita a sua consulta. No índice, o leitor encontra o nome das ferramentas digitais, o que lhe permitirá situar, rapidamente, a informação relativa a uma determinada APP. Antes da abordagem de cada APP, faz-se referência às suas potencialidades, em termos curriculares, bem como a ligações para recursos externos que podem inspirar os professores, contribuindo para a rentabilização destes mesmos recursos em sala de aula.

Em termos de pontos fortes e diferenciadores desta publicação, destacam-se: o tutorial simples e visualmente apelativo; a existência de numerosas ligações para sítios externos, que têm mais informação ou pequenos vídeos onde se vê, de forma prática, como pode ser feita a integração curricular; o facto de todas as aplicações serem abordadas numa dinâmica de trabalho colaborativo entre professores e alunos e, ainda, a apresentação de sugestões práticas e diretas de utilização da APP, algumas em contexto educativo real ou em metodologia de projeto.

O eBook O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é uma publicação da Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE - DGE, coordenada por Ana Pina, Daniela Guimarães e Mário Guedes.

Publicado por Cristina Isabel Fontes Folgado
Inserido em 2021-02-15 20:28:22
Última atualização em 2021-02-15 20:33:30

Artigos Plano Nacional de Cinema

Dia Mundial dos Oceanos

DIA MUNDIAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março)

DIA DA ÁRVORE COM O REWILDING PORTUGAL

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

O dia do cinematógrafo

CINANIMA Vai às Escolas

MEDIA VERITAS - UM PROGRAMA DE COMBATE À ILITERACIA MEDIÁTICA, CONTRA A MANIPULAÇÃO JORNALÍSTICA E A DESINFORMAÇÃO.

Fake news: como ajudar a combater a desinformação?

Provas Finais 3.º ciclo e Critérios de Classificação 2022

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Critérios de Classificação 1.ª Fase - 2022

Projetos Eco-Escolas galardoadas com o selo Escola Amiga da Criança

APPLICA-TE NOVA IMS CHALLENGE 2022