MATRÍCULAS 2024 - 2025

EBook O eTwinning e a web 2.0 : desenvolvimento das competências Digitais

2021-02-15

O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é um eBook onde se apresenta, de forma simples e intuitiva, um conjunto de ferramentas digitais que podem ser rentabilizadas nas salas de aula, de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino.

Esta publicação reúne a informação apresentada nos Webinares Viriato, desenvolvidos no âmbito do projeto eTwinning nacional, os quais surgiram como resposta aos constrangimentos causados pela pandemia, nomeadamente no que se refere à suspensão das atividades presenciais, e à necessidade de apoiar os professores. Assim, estes podem, por um lado, dar continuidade aos seus projetos e, por outro, encontrar alternativas para a sua sala de aula online, com posterior repercussão na sua sala de aula presencial.

O eBook está organizado de forma simples, o que facilita a sua consulta. No índice, o leitor encontra o nome das ferramentas digitais, o que lhe permitirá situar, rapidamente, a informação relativa a uma determinada APP. Antes da abordagem de cada APP, faz-se referência às suas potencialidades, em termos curriculares, bem como a ligações para recursos externos que podem inspirar os professores, contribuindo para a rentabilização destes mesmos recursos em sala de aula.

Em termos de pontos fortes e diferenciadores desta publicação, destacam-se: o tutorial simples e visualmente apelativo; a existência de numerosas ligações para sítios externos, que têm mais informação ou pequenos vídeos onde se vê, de forma prática, como pode ser feita a integração curricular; o facto de todas as aplicações serem abordadas numa dinâmica de trabalho colaborativo entre professores e alunos e, ainda, a apresentação de sugestões práticas e diretas de utilização da APP, algumas em contexto educativo real ou em metodologia de projeto.

O eBook O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais é uma publicação da Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE - DGE, coordenada por Ana Pina, Daniela Guimarães e Mário Guedes.

Publicado por Cristina Isabel Fontes Folgado
Inserido em 2021-02-15 20:28:22
Última atualização em 2021-02-15 20:33:30

Artigos Plano Nacional de Cinema

Sessões: «O Cinema está à tua espera»

O Cinema é o limite... é o novo magazine do Plano Nacional de Cinema.

CINANIMA Vai às Escolas 2022

DOSSIÊS PEDAGÓGICOS

Dia Mundial dos Oceanos

DIA MUNDIAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março)

DIA DA ÁRVORE COM O REWILDING PORTUGAL

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

O dia do cinematógrafo

Aviso - Contratação de Escola Grupo 100 - Pré Escolar_ horario 41

Dia do Agrupamento - Programa

Recolha de lixo junto à EN227 Carregosa