MANUAIS 2021-2022

Comunicação à Comunidade Escolar

2021-01-23

Caros alunos e Encarregados de Educação

Como é do conhecimento geral, ontem, dia 21 de janeiro, iniciamos um período de suspensão das atividades letivas, de modo a garantir o confinamento nos respetivos locais de residência.

Poderão vir a ser impostas alterações ao calendário escolar, de modo a repor aulas e apoios, em virtude da suspensão das atividades letivas agora adotadas e dependendo da evolução da pandemia. Essas alterações, serão prontamente comunicadas a toda a comunidade, mal sejam do conhecimento da Direção do AE.

Apesar dessa contingência especial, que mais uma vez nos impede de estarmos todos em contexto presencial nas escolas, a Escola Básica e Secundária (EBS) de Fajões, escola-sede, encontra-se aberta e irá prestar o apoio imprescindível e necessário aos elementos da sua comunidade de abrangência.

Enquanto Agrupamento TEIP, orgulhamo-nos do acompanhamento que temos vindo a levar a cabo e que queremos continuar a fazer aos nossos alunos e suas famílias, independentemente do tipo de necessidades que venham a ser assinaladas, sociais ou emocionais.

CUIDAR DA COMUNIDADE ESCOLAR

Receção e acolhimento de crianças/jovens

A escola-sede pertence à rede de escolas de acolhimento e mantém-se aberta para receber e acompanhar, em caso de necessidade, os filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais. Os encarregados de educação que necessitem deste apoio terão de informar a Direção do Agrupamento através do contacto telefónico da escola-sede.

Refeições

Os professores titulares/educadoras e diretoras de turma dos alunos beneficiários de escalão A e B do ASE já encetaram os contactos necessários de forma a apurar as necessidades relativamente a refeições (takeaway).

Apoio aos alunos e às famílias

As técnicas superioras do AE de Escolas (Psicólogas e a Assistente Social) continuam, como sempre, atentas e disponíveis para apoiar os nossos alunos e famílias. Em caso de necessidade, os interessados devem contactar telefonicamente a EBS de Fajões ou dirigir um email às técnicas de cada serviço:
monica.costa@agrupamento-fajoes.pt  (Serviço de Psicologia e Orientação);
carla.mouquinho@agrupamento-fajoes.pt (Serviço de Psicologia e Orientação);
mariana.ribeiro@agrupamento-fajoes.pt (Gabinete de Intervenção ao Aluno (GIA))
marisa.pinho@agrupamento-fajoes.pt (Coordenadora da EMAEI)

Simultaneamente, os diretores de turma/os professores titulares/educadoras mantêm o contacto com os alunos.
Os professores tutores estão em contacto com os seus tutorandos.
As docentes da educação especial estão disponíveis para apoiar os alunos que acompanham.

CIRCUITO DE COMUNICAÇÃO

Serviços de Administração Escolar

Os serviços de administração escolar (SAE) encontram-se disponíveis para atendimento ao público preferencialmente em regime a distância através da secretaria virtual (geral@agrupamento-fajoes.pt). O atendimento presencial só poderá ser feito mediante marcação (horário de funcionamento: 9:00 - 12:30 e 13:30 às 17:00).

CONTACTOS DA ESCOLA SEDE:

Telefone da escola-sede: 256 850 450
Email: geral@agrupamento-fajoes.pt

Contamos mais uma vez com a resiliência e esforço de toda a comunidade, no sentido de todos em conjunto, conseguirmos contribuir para reduzir os níveis de infeção no país, pois se cumprirmos as regras estabelecidas e adotarmos os comportamentos de etiqueta respiratória: udo de máscara, lavagem/desinfeção das mãos, distanciamento físico, demonstraremos um elevado compromisso e responsabilidade sociais de acordo com o nosso dever cívico.

O Diretor,
António Camilo Silva