"Personal
Learning Environments (Ambientes de Aprendizagem Pessoal) são
sistemas que ajudam os alunos a terem controlo e a gerirem a sua
aprendizagem. Isto inclui o suporte para que os alunos
- definam os seus objectivos de aprendizagem
- façam a gestão da sua aprendizagem; gerindo o conteúdo e os
processos
- comunicar com outros no processo de aprendizagem
atingindo assim os objectivos de aprendizagem."
(Fonte: Wikipédia)
O conceito de “Personal
Learning Environment”, (Ambiente de Aprendizagem Pessoal), representa o
mais recente passo evolucionário para uma aprendizagem centrada nos alunos.
"Um PLE (Personal Learning Environment) pode ser composto por um
ou mais subsistemas: Pode ser uma aplicação para computador ou composto por
um ou mais serviços baseados na Web."
Os Personal Learning Environments integram abordagens de aprendizagem
formal e informal numa só experiência.
O conceito de PLE pode seguir as suas origens em sistemas como o Colloquia
(o primeira sistema de aprendizagem peer-to-peer) e a produtos mais recentes,
como o sistema Elgg.
Esta abordagem alternativa foi desenvolvida em paralelo com a dos Learning
Management Systems, que ao contrário dos PLE
têm uma concepção de aprendizagem centrada na instituição (ou cursos).
O relatório académico que apresento hoje foi escrito por Ron
Lubensky, um aluno de pós graduação da Universidade de Sydney que se
interessa por novos sistemas de aprendizagem. Este artigo tenta oferecer uma
definição detalhada de um "sistema de aprendizagem pessoal",
especulando também sobre o desenvolvimento e o futuro dos mesmos.
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