MATRÍCULAS 2024 - 2025

Ficção Científica - Boletim Bibliográfico

AmpliarAmpliar

2019-01-06

Aceitando o desafio do PNL, para o desejo de leitura de janeiro, divulgamos as referências de Ficção Científica nas nossas Bibliotecas Escolares.

Entende-se por ficção científica, um subgénero romanesco e cinematográfico fundado sobre as consequências do progresso científico quanto ao destino da Humanidade.

Aventura-te nestas leituras!
Vai à biblioteca e escolhe o teu livro!

Ficção Científica
Sendo uma forma de expressão artística difícil de definir tanto na literatura como no cinema e na televisão, a ficção científica pode referir-se a diversas coisas, tópicos e ideias. As histórias de ficção científica podem incluir viagens a outros mundos, a exploração do espaço, visitas a outros planetas e guerras interplanetárias, a invasão de extra-terrestres, ou seja, temas que alteram profundamente a realidade. De uma forma geral, as histórias tratam de mudanças e desenvolvimentos tecnológicos, com experiências científicas, variações ambientais e forças sobrenaturais. Sendo frequentemente fantásticas, são concebidas para cultivar a imaginação do leitor/espectador.
Na literatura, o termo "ficção científica" foi usado, pela primeira vez, em 1851, em A Little Earnest Book upon a Great Old Subject de William Wilson, havendo, no entanto, quem date o seu nascimento das obras de Júlio Verne e H. G. Wells. Por outro lado, obras como Gulliver's Travels (As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, 1726), Robinson Crusoe (de Daniel Defoe, 1719) e Frankenstein (de Mary Shelley, 1818) - que já exploram ficcionalmente as potencialidades e as ameaças do progresso técnico - tiveram um impacto muito forte, tendo exercido uma influência que ainda se faz sentir atualmente na ficção em geral. Também romances mais recentes, como Brave New World (Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1932), 1984 (de George Orwell, 1949) e 2001: A Space Odyssey (2001: Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke, 1968), constituem marcos na história deste género literário, que é cultivado predominantemente em língua inglesa, embora haja exemplares em muitas outras, incluindo o português.
Muitos destes romances foram adaptados para o cinema, onde também a expressão "ficção científica" abrange um vasto conjunto de obras heterogéneas: Close Encounters of the Third Kind (Encontros Imediatos do Terceiro Grau, 1977) e E. T. (1982), de Steven Spielberg; Star Trek (O Caminho das Estrelas, 1979), de Robert Wise; Blade Runner (1982), de Ridley Scott; Fury (1979), de Brian de Palma; Scanners (1980), de David Cronenberg, entre muitas outras. Todavia, parece não existirem dúvidas por parte dos historiadores quanto à data de nascimento da ficção científica no cinema: Georges Méliès, que inventou o cinema como arte, terá dado início ao longo rol de filmes de ficção científica com a sua Voyage dans la Lune (Viagem à Lua), logo em 1902.

Ficção Científica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-06 18:34:09]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$ficcao-cientifica,1
pdf BB_Ficção Científica.pdf

ETIQUETAS: Guia Literatura Ficção Científica

Publicado por Maria Fernanda Costa Gonçalves
Inserido em 2019-01-06 18:31:25
Última atualização em 2020-05-10 22:26:12
3961 visitas

Artigos Guias

25 de abril, 25 dias, 25 livros

Dia Mundial do Teatro 2024

Dia Mundial da Poesia 2024

Calendário das Artes - Dia Mundial da Música 2023

Calendário das Artes - Dia Internacional dos Museus 2023

Dia Mundial do Teatro - 27 de março

Dia Mundial da Poesia e da árvore - 21 de março

Dia Mundial do Cinema - 5 de novembro

Dia Internacional dos Museus - 18 de maio.

Dia Mundial do Teatro

Aviso - Contratação de Escola Grupo 100 - Pré Escolar