MANUAIS 2020-2021

PesquisOAz'21
18-04-2021

O que é o PesquisOAz?

É um campeonato de pesquisa na Internet, entre alunos de várias escolas, onde podes mostrar que sabes utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade.

- Pesquisar para responder corretamente a todas as questões;
Não vale a pena responder "à sorte";
- O objetivo é encontrar a informação correta;
- Todas as questões foram previamente testadas e as respostas estão efetivamente na Internet;
- Uma resposta errada vale zero pontos;uma resposta certa valerá sempre mais, mesmo que demore mais tempo;
- O apuramento dos resultados é feito primeiro pelo maior número de respostas certas, e só depois pelo maior número de pontos realizados;
- O objetivo é também que te divirtas ao adquirir novos conhecimentos.

Para participares, basta inscreveres-te na Biblioteca Escolar ou com o teu professor de TIC.

Em anexo encontras o regulamento, bem como um módulo de formação.

- PesquisOAz - Módulo de Formação 2021.ppsx
pdf regras participação PesquisOAz_2021.pdf

Inserido em 2021-04-18 23:54:19
Atualizado em 2021-04-18 23:57:20

PesquisOAz'21
18-04-2021

O que é o PesquisOAz?

- Pesquisar para responder corretamente a todas as questões;
Não vale a pena responder "à sorte";
- O objetivo é encontrar a informação correta;
- O objetivo é também que te divirtas ao adquirir novos conhecimentos.

Em anexo encontras o regulamento, bem como um módulo de formação.

- PesquisOAz - Módulo de Formação 2021.ppsx

Inserido em 2021-04-18 23:51:58

Oeiras Internet Challenge para o Secundário
19-02-2021

O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras através das suas Bibliotecas Municipais e consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha.
Dirigido à comunidade escolar, visa o desenvolvimento de competências de literacia da informação e digital.
Nesta edição, realizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o torneio em linha, em forma de quiz, é alargado a nível nacional e é constituído por duas fases:
- Fase 1 (Apuramento);
- Fase 2 (Final).

Consulta as normas em anexo ou fala com a tua professora de TIC ou com a professora bibliotecária.

pdf Normas.pdf

Inserido em 2021-02-19 00:05:42
Atualizado em 2021-02-19 00:11:27

Concurso Nacional de Leitura - alunos apurados para a fase concelhia
15-01-2021

Já estão apurados os alunos que irão representar as escolas do AE de Fajões na fase concelhia do CNL:

As obras para a fase concelhia são:
1o Ciclo: "Como cozinhar uma criança", de Afonso Cruz; (ouve a história AQUI)
2º Ciclo: "O anibaleitor", de Rui Zink; (podes ler e ouvir uma opinião AQUI ou AQUI)
3º Ciclo: "Eu dou-te o sol", de Jandy Nelson; (podes ler e ouvir uma opinião AQUI e AQUI)
Secundário: "O carteiro de Pablo Neruda", de António Skármeta. (vê o trailer de adaptação ao cinema AQUI)
 Parabens a todos os participantes e sucesso, para os apurados.

Inserido em 2021-01-15 13:20:38
Atualizado em 2021-01-21 00:03:55

Concurso Nacional de Leitura 2020-2021
30-10-2020

Aqui fica o cartaz com a divulgação das obras para a fase escolar do CNL.
As obras serão disponibilizadas no blogue da turma.
O desafio escrito, no Quizizz, desta fase, decorrerá em cada escola, entre 2 e 11 de dezembro.
Participa! Só tens de ler estes livros maravilhosos e inscrever-te AQUI.

SAÚDE BEM-ESTAR de Biblioteca AEFajões

Alguns destes livros deram origem a filmes.
Podes ver os trailers aqui:

pdf 2020_2021___Regulamento_do_CNL__14.edica.pdf

[ 1 resposta ]

Inserido em 2020-10-30 20:24:32
Atualizado em 2020-11-25 09:34:17

Concurso Nacional de Leitura 2020-2021
05-10-2020

Concurso Nacional de Leitura
14.ª edição

A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

A iniciativa e o desenvolvimento do CNL decorrerá ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.
O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.

Fase Nacional  – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras

Brevemente divulgaremos as obras a ler para a 1ª fase.

pdf 2020_2021___Regulamento_do_CNL__14.edica.pdf
pdf 2020_2021___Calendariza__o_CNL__14.edi__.pdf