Passatempos das BEs


Autor do Mês - novembro: Ilse Losa

ILSE LOSA (1913 - 2006)


Escritora portuguesa, autora essencialmente de literatura infantil, nasceu numa aldeia perto de Hanôver, na Alemanha, a 20 de março de 1913, e faleceu a 6 de janeiro de 2006, no Porto. Fugida à perseguição nazi, refugiou-se, em 1934, em Portugal e radicou-se no Porto, adquirindo a nacionalidade portuguesa. Colaborou em várias edições periódicas como O Diabo, Gazeta Musical e de Todas as Artes, Seara Nova, Vértice, Colóquio/Letras, Portucale, JL. Traduziu, para português, vários escritores de língua alemã (Brecht, Max Frisch, Adolf Himmel, entre outros) assim como o dinamarquês Andersen, e, para alemão, vários autores portugueses.
A sua obra narrativa e poética, publicada essencialmente na década de 50, centra-se na retrospetiva autobiográfica, evocando a infância e a adolescência, enquanto vivência ensombrada pela rutura da inocência e da unidade efetuada pela experiência do horror nazi e pela perda da pátria de origem. A simplicidade com que exprime angústias passadas e presentes, com especial menção para o sentimento de se reconhecer estrangeira e estranha quer no espaço natal quer na pátria adotiva, estabelece uma continuidade com a escrita para crianças, domínio a que dedicou uma obra extensa, distinguida, em 1984, com o Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil. O seu primeiro romance, O Mundo em que Vivi (1949), retrata o ambiente de guerra vivido, ainda em criança, na Alemanha.
Do conjunto das suas obras, destacam-se ainda Sob Céus Estranhos (1962); Na Quinta das Cerejeiras (1984 - Prémio Calouste Gulbenkian); e Caminhos Sem Destino (1991).


Ilse Losa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-10-29].
Disponível na www: Link$ilse-losa>.


Em anexo poderás encontrar a lista de referências do autor existentes nas bibliotecas do agrupamento.



Passatempo:


Com base na leitura da obra desta autora “Na Quinta das Cerejeiras”, responde à pergunta:


A senhora Rosa e o seu filho foram morar para um bairro chamado “Quinta das Cerejeiras”. Por que razão se chamava assim?


Responde no formulário anexo.

Autor do Mês - novembro: Ilse Losa   Autor do Mês - novembro: Ilse Losa  


pdf BB_Ilse Losa.pdf (https://agrupamento-fajoes.pt/ficheiros/d6651560IY9u6sqI6z.pdf)



Autor: Maria Fernanda Costa Gonçalves
Grupos: Departamento de Línguas - Conselho Pedagógico - GIC - Turma 2º ano 11º C - GPSI/REST  - Turma 1º ano 10ºC - R - Turma 2º ano 11º C - R - Turma 3º ano 12º C - R - Turma 2º ano 11º C - GPSI /REST  - Turma 3º ano 12º C - GPSI/REST  - Turma 1º ano 10º C - GPSI /REST  - 
Em: 2014-03-26 09:27:23