Aprender com a biblioteca escolar

Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.
Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
A preocupação face a estas exigências, tem determinado a colocação na agenda das instituições educativas, de novos quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e destas literacias.
As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das escolas para responder a estes desafios.

<strong>Aprender com a biblioteca escolar</strong>

pdf Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf (https://agrupamento-fajoes.pt/ficheiros/d19342600OJWSEsvOH.pdf)

Autor: Maria Fernanda Costa Gonçalves
Grupos: Departamento de Línguas - Conselho Pedagógico - Turma 2º ano 11º C - GPSI/REST  - Turma 1º ano 10ºC - R - Turma 2º ano 11º C - R - Turma 3º ano 12º C - R - Turma 2º ano 11º C - GPSI /REST  - Turma 3º ano 12º C - GPSI/REST  - Turma 1º ano 10º C - GPSI /REST  -