Biblioteca Digital


Os Maias

A Biblioteca Digital da BECAs publica, agora, a obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa. Vale principalmente pela linguagem em que está escrita e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional.

A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.

Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

Os Maias  


pdf QUEIRÓS, Eça de_Os Maias_Biblioteca Digital Porto Editora.pdf (https://agrupamento-fajoes.pt/ficheiros/d54941210HIBBUKbraT.pdf)



Autor: Maria Fernanda Costa Gonçalves
Grupos: Departamento de Línguas - Conselho Pedagógico - GIC - Turma 1º ano 10º C - R - R. Articulação 2022/2023 - Turma 2º ano 11º C - R - Turma 3º ano 12º D - R - PN Artes - Turma 2º ano 11º C - GPSI/REST  - Turma 1º ano 10º C - GPSI /REST - 
Em: 2020-05-06 17:08:52