Matemática a "Fajões"

(5 Filmes + 1 Série) = "Fitas" com Núm3r0s

O cinema utilizando a Matemática como tema de fundo.

5 filmes:

1. Pi, (Let's look a trailer!...), um filme sem produção mas com um belo enredo. Um génio da Matemática faz sózinho um modelo de computador numa época em que isso er a inusitado;
  2. Stand and Deliver, (Let's look a trailer!...), uma escola, um professor de Matemática (Jaime Escalante), os seus alunos e muitas/poucas "ganas" de ensinar/aprender. Um filme de 1988 baseado em factos verídicos;
  3. The Oxford Murders, (Let's look a trailer!...), um estudante americano (Wood)  muda-se para Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford e acaba-se envolvendo nas investigações de uma série de crimes ligados a símbolos matemáticos. Para parar a esses crimes, Wood contará com a ajuda de um famoso professor de lógica da universidade (Hurt), o qual por sua vez usa métodos de investigação baseados nos livros de Arthur Conan Doyle;
  4. Good Will Hunting, (Let's look a trailer!...), ou em versão portuguesa O Bom Rebelde. Tem  Matt Damon (Will Hunting) no papel de actor principal. Hunting é um jovem orfão que trabalha no Massachussets Institute os Technology, apesar de ter capacidades invulgares nas ciêncoas exactas o que o qualifica de génio. O professor Lambeau tenta retirá-lo da marginalidadee a ajudá-lo a desenvolver os seus conhecimentos, porém Will Huntig apenas acede para evitar de cumprir a pena de prisão, sendo entretanto a frequentar aulas sessõ de Dr. Sean Maguire. O filme ganhou vários prémios, sendo de destacar as nove nomeações para os Óscares em 1998 e das quais veio a ganhar duas: melhor actor  secundário (Robin Williams) e melhor argumento;
  5. A Beautiful Mind, (Let's look a trailer!...), em português Uma Mente Brilhante, é um filme biográfico sobre a atribulada vida do matemático norte-americano John Forbes Nash. Tem como principal actor Russell Crowe no papel de Nash. Em 2002 este filme foi proposto para oito Óscares, tendo ganho quatro. Em termos de divulgação matemática, o flme teve a virtude de trazer para o grande público a Criptologia (codificação e descodificação de mensagens confidenciais seguindo algoritmos matemáticos) como um dos campos da Matemática actual. Na Biblioteca da Escola existe o DVD do filme.
e a série Numb3rs...  Numb3rs segue o dia-a-dia do agente federal do FBI Don Eppes (Rob Morrow) e do seu irmão, um génio matemático, Charlie Eppes (David Krumholtz), o qual colabora com Don na resolução de crimes. A intriga ocorre em Los Angeles, gira em torno do trio composto por Don, Charlie e  de Alan Eppes (pai de ambos) e na luta que os mesmos travam contra o crime. Tipicamente os episódios começam com um assassínio, para logo de seguida entrar em acção a equipa de agentes federais liderada por Don. É nesta altura que surge também Charlie, que com o seu pensamento matemático interpreta os mistérios e auxilia o irmão na resolução dos mesmos. A série produzida pela CBS, conta com 111 episódios, vai na 6ª temporada e tem tido grande sucesso internacional. Infelizmente em Portugal e mercê de uma má estratégia de exibição televisiva (a TVI quando a passou, apresentava-a para lá da meia-noite), a série é praticamente desconhecida. Actualmente passa no FOX Crime à quinta-feira, às 21:30 (Let's look 3 trailers!...).
  1. Trailer 1 (action...a lot of action...);
  2. Trailler 2 (...That is some really cool math...);