Plano Nacional das Artes

Mochila Cultural PNA "Há sempre uma Estrela no Natal - O Primeiro Natal em Portugal"

No âmbito das múltiplas propostas de atividades apresentadas pelo Plano Nacional das Artes, as turmas 5.ºAF, 5.ºAC e 5.ºBC assistiram, no dia 14 de dezembro, à transmissão da Mochila Cultural PNA, em torno do conto "Há sempre uma Estrela no Natal - O Primeiro Natal em Portugal”, da escritora Luísa Ducla Soares, com ilustração sonora e com a presença da autora. Uma experiência muito enriquecedora e que deixou muitas reflexões!

Através deste pequeno conto, os alunos foram convidados a descobrir o primeiro Natal em Portugal de Irina, uma criança ucraniana que procura no nosso país um novo começo para a sua vida. Neste conto, realçam-se valores tão importantes nas sociedades atuais como a amizade, o amor, a generosidade e a esperança. Após a sessão, os alunos realizaram algumas reflexões e partilhas nas suas turmas com os seus professores, salientaram a necessidade imperativa de uma atitude inclusiva e solidária num mundo cada vez mais globalizante e as dificuldades existentes numa adaptação a uma nova realidade social e cultural num país de acolhimento. Emitida a partir do Grande Auditório da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores em Coimbra, a sessão foi transmitida por streaming e em direto, através do canal Youtube da DGEstE. Que esta bonita mensagem de Natal chegue a todos neste Natal e permaneça sempre na vida de todos!

Mochila Cultural PNA

Autor: Eugénia da Silva Sousa