Plano Nacional das Artes

AE Fajões já é uma escola PNA!

“(…) a cultura não é um luxo de privilegiados, mas uma necessidade fundamental de todos os homens e de todas as comunidades. A cultura não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar (…)”

(Intervenção de Sophia de Mello Breyner Andresen, na Assembleia Constituinte, em 2 de setembro de 1975)

Com base na premissa de que não há educação sem cultura e de que não poderá haver currículo sem arte, o nosso agrupamento aderiu ao Plano Nacional das Artes, acreditando que, cada vez mais, a escola deve ser um espaço de desenvolvimento cultural, indo, assim, ao encontro da sensibilidade estética e artística patentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Acreditamos, pois, que o PNA poderá ser uma ferramenta para um melhor desenvolvimento curricular, procurando trabalhar todas as áreas disciplinares de uma forma mais rica e que cada professor, nas suas turmas, poderá ser um agente cultural, pois, de acordo com as premissas e valores da estratégia/manifesto do PNA “Emocionar-se e divertir-se não podem estar em oposição a aprender e a conhecer. As práticas artísticas podem renovar os processos pedagógicos.” Neste manifesto do PNA refere-se, ainda, um ensinamento relevante atribuído a Aristófanes: “Educar não é encher um copo, mas acender uma chama.” Por outro lado, acreditamos também que a arte poderá ter um grande potencial para a inclusão e, paralelamente, será uma forma de participação democrática e de cidadania.

Assim, começámos a trabalhar no sentido de definir, com toda a comunidade educativa, o Projeto Cultural de Escola, tentando que os nossos alunos possam interagir e compreender cada vez mais a cultura e venham a ser, também, e cada vez mais, construtores de elos culturais. Ainda estamos a desbravar caminho, concebendo a integração do trabalho que tem vindo a ser feito no nosso Agrupamento naquilo que virá a ser o nosso Projeto Cultural de Escola. Desta forma, foram já enviados questionários sobre hábitos culturais a toda a comunidade educativa. A partir da análise dos dados recolhidos, procurar-se-á definir o nosso Projeto Cultural de Escola, adaptado ao contexto da escola, bem como procurando estabelecer parcerias com estruturas artísticas e culturais e com a comunidade educativa. Procuraremos, assim, cumprir a missão do PNA: “(…) promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos – para todos e com cada um.” Contamos, pois, com todos vós nesta demanda.

AE Fajões já é uma escola PNA!

Autor: Eugénia da Silva Sousa
Grupos: