Plano Nacional de Cinema

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

No próximo dia 27 de janeiro comemora-se o DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

Criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 1 de novembro de 2005, através da Resolução 60/7 designada de Holocaust remembrance, esta comemoração assinala o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, no ano de 1945. Neste âmbito de evocação e celebração dos Direitos Humanos, o PNC propõe a todas as escolas o visionamento do filme Uma Turma Difícil (2004), uma longa-metragem da realizadora Marie-Castille Mention-Schaar, para maiores de 12 anos, que se encontra disponível na plataforma streaming do PNC.

Sinopse - No Liceu Léon Blum, em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10º ano, onde um grupo de adolescentes de diferentes origens parecem ter muito pouco em comum. A professora propõe-lhes então um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.

Filme disponível para escolas na plataforma de filmes do PNC. Se estiver interessado em ver o filme, envie o seu pedido para cristina.folgado@agrupamento-fajoes.pt.

Aqui deixamos o trailer legendado do filme:

Com os melhores cumprimentos.

A equipa do PNC.

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

Autor: Cristina Isabel Fontes Folgado
Grupos: Departamento Matemática e Ciências Experimentais - Turma 8º ano B - Fajões - Turma 7º ano B - Fajões - Turma 3º ano 12º C - GPSI - Turma 1º ano 10º C - GPSI - Turma 2º ano 11º C - GPSI - Turma 5º ano A - Fajões - Turma 5º ano C - Fajões - Turma 6º ano A - Fajões - Turma 6º ano B - Fajões - Turma 6º ano C - Fajões - Turma 1º ano 10ºC - R - Turma 2º ano 11º C - GPSI /REST  - Turma 1º ano 10º C - GPSI /REST  - Turma 3º ano 12º C - GPSI/REST  -
Em: 2022-01-22 22:02:18