MANUAIS 2021-2022
CANDIDATURA BOLSAS MÉRITO 2021-2022

E@D do Agrupamento de Escolas de Fajões - Orientações – 2020-2021

2021-02-03

Como é do conhecimento de toda a comunidade a interrupção/suspensão das atividades educativas e letivas iniciou no passado dia 22 de janeiro e irá decorrer até 5 de fevereiro. O reinício das atividades letivas em regime não presencial irá decorrer a partir de 8 de fevereiro.
Nessa sequência e como as aulas irão recomeçar temos de voltar a implementar o ensino a distância E@D em moldes muito similares aos que foram implementados por altura do último confinamento. Assim, foi atualizado o Roteiro de Ação - Princípios orientadores para a Implementação do Ensino em Regime Presencial, Misto e Não Presencial para o ano letivo 20-21” tendo por base o relatório de monitorização do E@D relativo ao ano letivo 2019/20.
Este Roteiro congrega as diretrizes e prevê as dinâmicas que se consideraram mais ajustadas ao contexto de ensino a distância tendo em conta o contexto/território e a realidade deste Agrupamento.
As Educadoras, Professores Titulares (PT) e os Diretores de Turma (DT) farão chegar as devidas orientações, aos alunos e pais/encarregados de educação, até sexta-feira.

Nas Orientações emanadas pelo Ministério da Educação e que foram enviadas através da DEGEstE Norte, o calendário escolar irá ser alterado através de legislação específica, “permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva, designadamente através dos seguintes ajustes:
a)    Supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro;
b)    Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril;
c)    Alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.
Tanto a alteração do calendário escolar, como o calendário final de provas e exames serão divulgados até ao dia 12 de fevereiro.”

Fajões, 2 de fevereiro de 2021
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Fajões,