MATRÍCULAS 2024 - 2025

Covid-19: Plano Nacional de Cinema recomenda filmes sobre direitos humanos para ver em casa

2020-05-04

O Plano Nacional de Cinema (PNC) recomendou cinco filmes em língua portuguesa relacionados com direitos humanos e pensados para os mais novos, que podem ser vistos de forma gratuita e 'online', em tempo de confinamento social.

No atual contexto de crise sanitária em que vivemos, faz sentido lembrar que o mês de abril é tradicionalmente uma época de grande significado em termos de renovação, reflexão e luta pelos direitos humanos”, afirma o comissariado do PNC em nota divulgada na página da Direção-Geral de Educação.

Sem ter atualmente atividades de literacia cinematográfica nas escolas, porque estas estão encerradas por causa da covid-19, o PNC propõe para este mês cinco filmes em língua portuguesa que foram disponibilizados na Internet — na plataforma Vimeo e RTP Play — e todos eles sobre “temas que os alunos podem e devem conhecer melhor”.

Entre as escolhas estão o documentário Cartas a uma ditadura de 2006,  de Inês de Medeiros, sobre “a condição feminina em tempos de ditadura”, e ainda História trágica com final feliz (2005), de Regina Pessoa, e Gesto (2012), de António Borges Correia, ambos sobre “inclusão e o direito à diferença”.

Estão ainda disponíveis online dois filmes sobre “desenvolvimento pessoal e a abertura ao outro”: Viagem a Cabo Verde (2010), animação de José Miguel Ribeiro , e Central do Brasil (1998), do realizador brasileiro Walter Salles.

A propósito da situação de confinamento e isolamento social, o comissariado do Plano Nacional de Cinema recorda que “a fruição cultural é uma prática essencial para as crianças e os jovens, e ver e ouvir em casa um filme, uma peça de teatro ou um concerto não é apenas uma questão de entretenimento”.

“Defendemos que as ficções mais arrebatadas ou irreais podem desempenhar um papel social fundamental que é preciso valorizar, e podem e devem ser estudadas e refletidas com os alunos”, sustenta.

O Plano Nacional de Cinema, comissariado por Elsa Conde, foi criado em 2013 pelos ministérios da Cultura e da Educação, para promover a literacia para o cinema junto dos mais novos e através das escolas.

Ler mais nas NOTÍCIAS DO PLANO NACIONAL DE CINEMA

Publicado por Cristina Isabel Fontes Folgado
Inserido em 2020-05-04 20:18:00
Última atualização em 2020-05-04 21:27:32

Artigos Plano Nacional de Cinema

Sessões: «O Cinema está à tua espera»

O Cinema é o limite... é o novo magazine do Plano Nacional de Cinema.

CINANIMA Vai às Escolas 2022

DOSSIÊS PEDAGÓGICOS

Dia Mundial dos Oceanos

DIA MUNDIAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março)

DIA DA ÁRVORE COM O REWILDING PORTUGAL

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

O dia do cinematógrafo

Aviso - Contratação de Escola Grupo 100 - Pré Escolar_ horario 41

Dia do Agrupamento - Programa

Recolha de lixo junto à EN227 Carregosa