MATRÍCULAS 2022 - 2023
Informações AAAF - CAF
MANUAIS 2021-2022
CANDIDATURA BOLSAS MÉRITO 2021-2022

Covid-19: Plano Nacional de Cinema recomenda filmes sobre direitos humanos para ver em casa

2020-05-04

O Plano Nacional de Cinema (PNC) recomendou cinco filmes em língua portuguesa relacionados com direitos humanos e pensados para os mais novos, que podem ser vistos de forma gratuita e 'online', em tempo de confinamento social.

No atual contexto de crise sanitária em que vivemos, faz sentido lembrar que o mês de abril é tradicionalmente uma época de grande significado em termos de renovação, reflexão e luta pelos direitos humanos”, afirma o comissariado do PNC em nota divulgada na página da Direção-Geral de Educação.

Sem ter atualmente atividades de literacia cinematográfica nas escolas, porque estas estão encerradas por causa da covid-19, o PNC propõe para este mês cinco filmes em língua portuguesa que foram disponibilizados na Internet — na plataforma Vimeo e RTP Play — e todos eles sobre “temas que os alunos podem e devem conhecer melhor”.

Entre as escolhas estão o documentário Cartas a uma ditadura de 2006,  de Inês de Medeiros, sobre “a condição feminina em tempos de ditadura”, e ainda História trágica com final feliz (2005), de Regina Pessoa, e Gesto (2012), de António Borges Correia, ambos sobre “inclusão e o direito à diferença”.

Estão ainda disponíveis online dois filmes sobre “desenvolvimento pessoal e a abertura ao outro”: Viagem a Cabo Verde (2010), animação de José Miguel Ribeiro , e Central do Brasil (1998), do realizador brasileiro Walter Salles.

A propósito da situação de confinamento e isolamento social, o comissariado do Plano Nacional de Cinema recorda que “a fruição cultural é uma prática essencial para as crianças e os jovens, e ver e ouvir em casa um filme, uma peça de teatro ou um concerto não é apenas uma questão de entretenimento”.

“Defendemos que as ficções mais arrebatadas ou irreais podem desempenhar um papel social fundamental que é preciso valorizar, e podem e devem ser estudadas e refletidas com os alunos”, sustenta.

O Plano Nacional de Cinema, comissariado por Elsa Conde, foi criado em 2013 pelos ministérios da Cultura e da Educação, para promover a literacia para o cinema junto dos mais novos e através das escolas.

Ler mais nas NOTÍCIAS DO PLANO NACIONAL DE CINEMA

Publicado por Cristina Isabel Fontes Folgado
Inserido em 2020-05-04 20:18:00
Última atualização em 2020-05-04 21:27:32

Artigos Plano Nacional de Cinema

Dia Mundial dos Oceanos

DIA MUNDIAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março)

DIA DA ÁRVORE COM O REWILDING PORTUGAL

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.

O dia do cinematógrafo

CINANIMA Vai às Escolas

MEDIA VERITAS - UM PROGRAMA DE COMBATE À ILITERACIA MEDIÁTICA, CONTRA A MANIPULAÇÃO JORNALÍSTICA E A DESINFORMAÇÃO.

Fake news: como ajudar a combater a desinformação?

Provas Finais 3.º ciclo e Critérios de Classificação 2022

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Critérios de Classificação 1.ª Fase - 2022

Projetos Eco-Escolas galardoadas com o selo Escola Amiga da Criança

APPLICA-TE NOVA IMS CHALLENGE 2022