MATRÍCULAS 2024 - 2025

Dia Mundial do Não Fumador

AmpliarAmpliar

2013-11-17

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro. Visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.

O tabaco é uma das causas principais do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos fatores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

As BEs pretendem assinalar, em colaboração com os docentes de Ciências Naturais e Formação Cívica, o “Dia do Não Fumador”, com a apresentação de pequenos filmes e construção de um mural, com notícias alusivas ao tema, na biblioteca.

Assim, convidamos os diretores de turma a acompanharem as suas turmas à BE, de acordo com a calendarização em anexo.
Na EBS de Fajões, uma vez que há várias turmas que têm Formação Cívica em simultâneo, os docentes devem dinamizar a atividade na sala de aula. Os vídeos estão disponíveis na página da BECAs.

(abra o artigo completo para ver os vídeos)

O vídeo "Fuga do Moinho" trata-se de um filme de animação que retrata a angústia dos pais quando o filho se torna viciado em tabaco e drogas. O filme "Fumar, pra quê?" trata-se de um vídeo educativo que apresenta as desvantagens de ser fumador, abordando especialmente a dificuldade de relacionamento com amigos e de praticar atividades físicas. pdf Calendário Sessões BE.pdf

ETIQUETAS: Efemérides

Publicado por Maria Fernanda Costa Gonçalves