Mais uma data para o nosso Calendário das Artes. Veja aqui sugestões e conteúdos para celebrar este dia!
Amanhã, dia 29, celebra-se o Dia Mundial da Dança.
No nosso Calendário das Artes, podem encontrar conteúdos e sugestões de programação diversa, algumas bem perto de nós!
Vive a dança!
Dia Mundial do Teatro
Mais uma página do Calendário das Artes. Diversos conteúdos relacionados com a arte dramática, partilhado pelo grupo "Partilhando emoções", em articulação com a Biblioteca Escolar.
O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.
A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.
O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.
Dia Mundial da Poesia e não só...
O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.
O programa "Partilhando Emoções", em articulação com as Bibliotecas Escolares, lançam o Calendário das Artes.
Nesta primeira edição, partilhamos um conjunto de recursos, para exploração em sala de aula, e ainda um desafio de poesia visual, para todos os que gostam de poesia, dirigido, sobretudo, aos alunos do 1º ciclo.
Ficamos à espera das vossas partilhas!
A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro
A 27 de janeiro assinala-se anualmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O tema deste ano é «Encarar as consequências: Recuperação e reconstituição na década após o Holocausto».
O propósito deste dia é não deixar cair no esquecimento o assassinato deliberado em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.
Aqui ficam dois conjuntos de propostas de leitura e pesquisa, sobre o tema, criados por alguns professores, no âmbito de uma formação sobre Curadoria de conteúdos.
Wordwall
O Wordwall é uma ferramenta muito fácil de usar, para criar os próprios recursos interativos: quizes, competições, jogos de palavras e muito mais.
Vários exemplos de atividades disponíveis no site.
Este tutorial apresenta, de forma resumida, como estão organizados os documentos na biblioteca e os principais passos na pesquisa no catálogo concelhio (inclui as bibliotecas do nosso agrupamento e dos demais do concelho, bem como a biblioteca municipal). Depois de efetuares uma pesquisa, podes solicitar à biblioteca o documento pretendido.
Este tutorial apresenta de forma resumida e intuitiva como criar um divertido questionário na ferramenta Kahoot. É útil para a verificação da consolidação de conteúdos e permite, de uma forma divertida, colocar os alunos em competição. Pode ser encontrado AQUI.
Produzido por Carlos Nunes, este e outros vídeos estão disponíveis em www.apensarem.net.
Como criar um sítio com o Wix
Este tutorial apresenta de forma resumida e muito intuitiva como criar um site, utilizando a ferramenta Wix.
Produzido por Carlos Nunes, este e outros vídeos estão disponíveis em www.apensarem.net.
Como utilizar fórmulas matemáticas no Google Drive
Uma das maiores dificuldades nas ferramentas digitais é utilizar e editar fórmulas matemáticas. Este tutorial apresenta de forma simples e intuitiva formas de edição e integração de fórmulas no Google Drive.
Produzido por Carlos Nunes, este e outros vídeos estão disponíveis em www.apensarem.net.
Como criar um formulário Google
Este tutorial apresenta de forma resumida e muito intuitiva como criar um formulário, utilizando uma conta Google. É útil para a realização de fichas de avaliação, questionários ou inquéritos de opinião.
Produzido por Carlos Nunes, este e outros vídeos estão disponíveis em www.apensarem.net.
Vença as fake news nas redes sociais: 8 segredos para não ser enganado sobre o novo coronavírus
Nunca como hoje circularam tantas mentiras e manipulações sobre um tema específico. A Covid-19 tem sido - e continuará a ser - uma brutal fonte de inspiração para os profissionais da desinformação. O Polígrafo dá-lhe um guia básico para se defender dos piratas das fake news.
A apresentação que se segue pretende ajudar-te a elaborar corretamente um trabalho escrito, a partir de uma pesquisa. Lê-o com atenção e segue as suas indicações.
Consulta também o guião para a elaboração automatizada da bibliografia.
O desafio, para este mês de maio, é conhecer os clássicos da literatura.
"Porquê ler os clássicos?"
Italo Calvino, num dos 14 pontos da sua célebre reflexão "Porquê ler os clássicos?", diz que "Os clássicos são livros que nos chegam trazendo em si a marca das leituras que antecederam a nossa e atrás de si a marca que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou
nos costumes)", ou seja, os clássicos são livros que atravessam o tempo, a memória individual e colectiva, o próprio inconsciente social. São livros, os clássicos, que por estas características e antes de mais pela sua qualidade estética, foram elevados ao estatuto de património cultural da humanidade, sobretudo porque, como Italo Calvino também lembra, são livros que nunca acabam de dizer o que têm a dizer, isto é, são perenes, desafiadores para o leitor de qualquer época.
Março - Literatura Fantástica | Boletim Bibliográfico
Imaginário de seres corajosos que lutam contra o mal e o vencem, no final, por se apoiarem na amizade, no amor, no respeito, a literatura fantástica revela uma coexistência mais ou menos pacífica de heróis e vilões, valores e objetos mágicos, seres fantásticos e universos alternativos.
É comummente aceite que a literatura fantástica tem os seus momentos mais altos em tempos de desencanto e confusão.
Esta é a nossa sugestão para o mês de março, mês em que festejamos a Semana da Leitura.