Publicado por Maria Fernanda Costa Gonçalves Inserido em 0000-00-00 00:00:00 Atualizado em 2020-10-06 22:08:49
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Os Maias
A Biblioteca Digital da BECAs publica, agora, a obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa. Vale principalmente pela linguagem em que está escrita e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.
Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.
Publicado por Maria Fernanda Costa Gonçalves Inserido em 0000-00-00 00:00:00 Atualizado em 2020-05-06 17:08:52
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Amor de perdição
Inauguramos hoje um novo serviço da BECAs: A Biblioteca Digital.
Neste espaço, iremos publicar obras disponíveis em formato de e-book. Nesta 1ª fase apenas em PDF, compatível com qualquer dispositivo eletrónico.
Aproveitamos a comemoração dos 150 anos da 1ª edição de Amor de Perdição, para aqui lançar esta obra publicada por Camilo Castelo Branco em 1862.
Talvez a narrativa mais conhecida da fase final do romantismo português, sem dúvida a obra mais famosa deste escritor, conta, parte narrativa, parte epistolar, a tragédia do triângulo amoroso envolvendo Simão e Teresa, irremediavelmente apaixonados contra a vontade das respetivas famílias, e Mariana, que dedica a sua vida a Simão e que com este morre. Na linha dos grandes amores trágicos, como Pedro e Inês e Romeu e Julieta, é por muitos considerada uma obra prima, enquanto outros preferem as obras de Camilo mais inseridas na linha da sátira social.