MATRÍCULAS 2023 - 2024

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2024 - Faz Ouvir a tua Voz! Ver artigo
1 de fevereiro, é o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta
A censura não é de hoje.
Há textos que, por algum motivo, em algum lugar e ocasião, foram proibidos ou censurados, institucional ou informalmente.
Alunos e professores foram convidados a selecionar um texto ou excerto que tenha sido alvo de censura e a gravar um áudio com a respetiva leitura.
Aqui divulgamos as participações. Convidamos toda a comunidade educativa, encarregados de educação, membros da comunidade, professores, assistentes, alunos, a darem continuidade a este movimento.
Em anexo, segue um conjunto de sugestões. Gravem a leitura de um excerto, até 2 minutos, identifiquem o título, o autor e o leitor e enviem para biblioteca.aefajoes@gmail.com.

pdf LVA_2024_Sugestoes.pdf
Concurso Interconcelhio de Leitura Ver artigo
Vencedores Concil_1.ª fase AE Fajões
Aviso - Contratação de Escola grupo 100 Pré-Escolar - Horário 31 Ver artigo

pdf Aviso_Contrataçao de Escola _grupo 100_ Pre Escolar.pdf

pdf Lista ordenada horario_31_Grupo 100.pdf
Dia Internacional da Educação - 24 de janeiro Ver artigo
Imagem

«Se quisermos transformar o futuro, se quisermos mudar de direção, devemos repensar a educação.»

Audrey Azoulay - Diretora-Geral da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura

Ler o artigo aqui.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, celebrando o papel desta na construção da Paz e do Desenvolvimento internacionais.

O Plano Nacional de Cinema associa-se a esta efeméride, propondo às escolas o visionamento do filme “Um Iaque na Sala de Aula”, 2019, de Pawo Choyning Dorji, que está disponível no streaming do PNC.

Alfredo Heitor Oliveira - Plano Nacional do Cinema

Aviso - Contratação de Escola grupo 420 Geografia - Horário 29 Ver artigo

pdf Aviso_Contrataçao de Escola _grupo 420_ geografia__.pdf

pdf Lista final ordenada _grupo 420_ geografia_.pdf
AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - TERCEIRO CICLO Ver artigo

Publicamos, anexo, o  Relatório Homologado da Avaliação Externa das Escolas Escolas - Terceiro Ciclo - referente ao Agrupamento de Escolas de Fajões.

pdf AVEIRO_Oliveira_Azemeis_AEE_AE_Fajões_Oliveira_Azemeis_2022_2023_R_H.pdf
BOAS FESTAS! Ver artigo

Informação muito importante para alunos que têm andante Ver artigo

Gratuitidade dos Passes de Estudante para 2024

A medida contemplada em orçamento de estado prevê a gratuitidade do passe andante para todos os estudantes sub23, em 2024.  Assim, os encarregados de educação/alunos que têm andante, e têm mais de 13 anos devem seguir os seguintes procedimentos, antes do final do mês de dezembro: o carregamento do andante para janeiro tem de ser efetuado, este mês, tal como nos meses anteriores, nas Lojas Andante, Bilheteiras CP, Municípios ou Payshop. O sistema vai assumir o mesmo zonamento, que já tinha, mas a custo zero.

O cartão andante deve, no entanto, ser atualizado manualmente para perfil Metropolitano, para tal devem dirigir-se ao posto andante na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis;

Para a alteração do perfil, no posto andante na Câmara Municipal, até aos 18 anos (inclusive) não será necessário apresentar comprovativo estudante. Para a alteração do perfil, no posto andante na Câmara Municipal, a partir dos 19 anos tem de apresentar comprovativo de estudante, seja Secundário, Faculdade ou Profissional.

Parlamento dos Jovens 2024 - Debate com a presença do Deputado Bruno Aragão Ver artigo
Imagem

O debate com a participação do Deputado Bruno Aragão, realizado no auditório da EBS de Fajões, no dia 18 de dezembro, teve como objetivo dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento, para além de constituir uma oportunidade para impulsionar o envolvimento da comunidade escolar na concretização das atividades do Parlamento dos Jovens. Esta foi, também, uma ocasião que serviu de inspiração para os jovens cumprirem o mandato que lhes for confiado, no respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação da vontade da maioria.

Dia do Diploma Ver artigo
Imagem

No passado dia 7 de dezembro foram distinguidos os alunos que, pela sua dedicação académica, se destacaram no ano letivo 2022-2023. Foram também entregues diplomas aos alunos que exerceram o papel de mentores e aos alunos que concluiram o ensino secundário. Os prémios foram entregues pelos diretores de turma, diretores de curso, bem como por alguns convidados. Foram uma tarde e noite inesquecíveis.

Ver mais Destaques