Turmas

AQUI

Seguranet

Auschwitz. Foi há 70 anos. Ver artigo
Hoje, 27 de janeiro de 2015, assinalam-se os 70 anos da Libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz. "Vejamos todos e reflitamos, para que os horrores do passado não voltem a acontecer!"
As professoras de História

Concurso «Spelling Bee» Ver artigo
No passado dia 21 de janeiro realizou-se o 4º concurso de" Spelling", no auditório da Escola Básica e Secundária de Fajões, para todos os alunos do quinto e sexto ano de escolaridade. Este concurso, organizado pelos professores de Inglês do segundo ciclo, reuniu um vasto número de alunos que, entusiasticamente, apoiaram os seus colegas concorrentes. No final do concurso foram atribuídos prémios aos vencedores e certificados de participação a todos os alunos presentes.

Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho Ver artigo
No passado dia 13 de janeiro, a escritora Maria João Lopo de Carvalho esteve no nosso agrupamento, a convite das professoras bibliotecárias Graça Pinho e Fernanda Gonçalves, para um encontro com os alunos do 5º ano. Durante a manhã, fez uma sessão no auditório da Escola Básica e Secundária de Fajões e, durante a tarde, no auditório da Escola EB 2,3 de Carregosa. A autora da coleção “7 irmãos” entusiasmou miúdos e graúdos com as suas histórias divertidas e fantásticas. Os alunos colocaram-lhe imensas questões sobre a sua vida e obra a que a autora respondeu de forma simples e direta. Motivou, fortemente, para a leitura e escrita, o que já se refletiu na procura dos seus livros, nas bibliotecas escolares. A turma B da escola EB 2,3 de Carregosa, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, dramatizou a obra “Hora H: viagem a um quase reino” sob a orientação da professora Dulce Cirino. No final do encontro, para os alunos e professores que tinham adquirido livros, houve uma sessão de autógrafos.

Serões com Pais Ver artigo

Concurso de Presépios da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Ver artigo
No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a EB2,3 de Carregosa foi congratulada com o 1.º lugar, na categoria B (juvenil) do Concurso de Presépios promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Este pretendeu proporcionar uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio, promovendo também a manifestação artística e a criatividade, quer intra-institucional, quer inter-institucional, bem como, fomentar conhecimentos nos âmbitos literário e artístico.
A sessão de entrega de prémios foi presidida pela Vereadora da Ação Social, Dr.ª Gracinda Leal, no âmbito da qual decorreu um animado serão de contos tradicionais.
Deste modo vimos reconhecido o trabalho de um conjunto de alunas desta escola e o envolvimento da comunidade educativa na construção de uma cultura de escola promotora de sucesso e que preconiza a construção de um futuro de esperança assente nas nossas tradições culturais.
O prémio atribuído à Escola traduziu-se num prémio pecuniário e no livro “O riso de Deus” de António Alçada Baptista. Na sessão em que fomos laureados, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Fajões, Dr. António Camilo Pinho, e a Coordenadora de Estabelecimento, Prof.ª Célia Pinho, marcaram presença em representação do Agrupamento de Escolas de Fajões. Também participou nesta cerimónia o Presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Aguiar.

Lista Ordenada de Graduação Final - Grupo 530 - horário n.º7 Ver artigo

Para consultar a lista, clique aqui.

Lista de graduação do grupo 530 Ver artigo

Para consultar a lista, clique aqui.

Boas Festas Ver artigo

Festa de Natal no AE Fajões Ver artigo

Final do 1º período!

Nas escolas de Carregosa e Fajões o espírito colaborativo foi a base da atividade “Mesas de Natal”….

Cada ano de escolaridade, as turmas do ensino secundário, bem como as turmas do Curso Profissional de Restauração-variante Bar e Mesa tiveram a seu cargo, sob orientação dos diretores de turma, a decoração/composição de uma mesa natalícia…

As iguarias eram de “fazer crescer água na boca” e o primoroso bom gosto “encheu os olhos de espanto”!.... Sem dúvida, um apelo aos sentidos!... e a envolvência comovente das emoções luminosas próprias do calor do Natal,  postos na alegria do convívio fez o resto: a entrega na forma como foi vivida a hora de almoço do dia 16 de dezembro, com todos os que juntos trabalham para fazer crescer… e a lembrar que a nossa escola também é FESTA!

Ver mais Destaques

login Login ajuda