Matrículas 2016/2017

2015/2016

consultar na escola

Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância Ver artigo
Nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos que se reflete sobre a temática dos maus tratos na infância. Mais recentemente, essa prática tem vindo a ser implementada em diferentes países europeus nomeadamente em Portugal, onde a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) tem organizado atividades neste âmbito. Nesse sentido, o Agrupamento de Escolas de Fajões deu resposta ao repto lançado pela CPCJ de Oliveira de Azeméis, que pretendeu, à semelhança do que vem ocorrendo em cada ano "consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e do fortalecimento psicossocial das próprias crianças". Assim, ao longo do mês de Abril a comunidade escolar esteve envolvida em diferentes atividades, associando-se a esta iniciativa reforçando "(...) a partilha de ideias e sentimentos sobre esta temática à luz dos Artigos 12º e 13º da Convenção sobre os Direitos da Criança, que reconhecem o direito das crianças a serem ouvidas e a darem a sua opinião nos assuntos que lhes dizem respeito".

Dia Convívio Associação de Pais - EB1 Pindelo Ver artigo
Porque os pais e encarregados de educação são os principais aliados na prossecução de objetivos que se prendem com a educação das nossas crianças e jovens, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Pindelo, resolveu levar a cabo mais uma iniciativa promotora de boas práticas no seio da comunidade, reunindo no dia 23 de abril na JI/EB1 de Pindelo todos os que quiseram participar nas diferentes atividades, que levaram ao embelezamento dos espaços exteriores deste estabelecimento escolar. É com exemplos destes que ensinamos aos mais novos os valores da solidariedade, da partilha, e da abnegação.

Comemorações do 25 de abril Ver artigo
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, assinalou o dia 25 de abril com um conjunto de atividades realizadas pelos alunos e apoiados pelas professoras, que compreenderam, a exposição de cartazes elaborados pelos alunos,  a construção de um mural sobre “Liberdade é…”, onde alunos, professores, e restante comunidade escolar pôde deixar o seu conceito de Liberdade, a elaboração de individuais distribuídos nas cantinas de Carregosa e Fajões, a elaboração de cravos, distribuídos pelos alunos à comunidade escolar, um painel com imagens dos capitães e a exposição de fardas que lembraram os militares de Abril e ainda outros trabalhos que decoraram o espaço escolar. No intervalo da 10 horas de sexta feira dia 22 passaram algumas músicas de intervenção, nomeadamente “Grândola Vila Morena” uma das senhas da “Revolução dos Cravos.”

As professoras de História e HGP de Carregosa agradecem a colaboração, interesse e empenho manifestado pelas Assistentes Operacionais que muito contribuíram para o êxito desta atividade.

Lista ordenada da oferta_34026_da Atividade de Enriquecimento Curricular- AFD Ver artigo

Consultar a lista, aqui.

Acampamento Desporto Escolar e Eco-Escolas Ver artigo

Geração Depositrão 8 Ver artigo

Concurso Concelhio de Leitura Ver artigo
No passado dia 13 de abril, o nosso agrupamento participou na final do Concurso Concelhio de Leitura, onde os nossos alunos obtiveram bons resultados. Aqui fica a reportagem.

AEC - Aviso de Abertura - Concurso para Atividades de Enriquecimento Curricular_AFD Ver artigo
Consulte aqui, o regulamento do horário de AEC's - AFD - Substituição.

Provas de Aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade Ver artigo

De acordo com o artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 17/2016 de 4 abril, ouvido o Conselho Pedagógico, optei pela realização das provas de aferição no  2.º , 5.º e 8.º anos de escolaridade, atendendo às potencialidades do processo de aferição para a melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar.

Em relação às provas de Português e Matemática dos 4.º e 6.º anos de escolaridade optei pela sua não realização.

Fajões, 15 de abril de 2016

O Diretor