Atividades das BEs
  PNL
  Trabalhos Alunos

Aprender com a Biblioteca Escolar: ler e experimentar Ver artigo

No âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, todas as turmas do 7º ano estão a participar na atividade "Ler e experimentar", uma parceria entre as bibliotecas escolares do agrupamento e as áreas disciplinares de Ciências Naturais e Físico-Química.

O objetivo é desenvolver a literacia da leitura e despertar para o conhecimento científico.

Partindo da obra "Os mistérios de Casimiro", de António Pocinho, os alunos realizam uma experiência científica, construindo um circuito elétrico, para a criação de um candeeiro de gelo.

pdf Ler e experimentar_Calendário 1º per.pdf

pdf Folheto alunos_Lâmpada de gelo_1ºP.pdf
Ver mais Atividades das BEs
Concurso Nacional de Leitura - Alunos apurados para a fase distrital Ver artigo

No passado dia 18 de janeiro, 482 alunos do AE de Fajões realizaram a prova da 1ª fase (escola) do CNL 2017.

Após a leitura das obras "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda, "Saga", in "Histórias da terra e do mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, e "Meu pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, no 3º ciclo, e "O Senhor dos Navegantes", in "A missão: o Senhor dos Navegantes", de Ferreira de Castro, no secundário, os alunos responderam a um questionário de compreensão global das obras.

Foram apurados para a fase distrital os seguintes alunos:
3º ciclo
EB 2,3 de Carregosa:
Fátima Aexandra Barbosa Moura (7º ano);
Diana Sofia almeida Cardoso (8º ano);
Francisco José Ferreira Ruela (9º ano).

EBS de Fajões:
Beatriz Costa Almeida (7º ano);
Maria Correia Moreira (8º ano);
Leonor Prado Correia da Silva (9º ano).

Secundário:
Inês da Cunha Silva (10º ano);
Mariana Filipa Ribeiro de Oliveira (11º ano);
Isabel Moreira Santos (12º ano).

Parabéns a todos os participantes

Ver mais Concursos
Autor do mês - fevereiro 2017: Luis Sepúlveda Ver artigo

Autor do mês: Luis Sepúlveda (1949-...)

Pergunta:
Com base na leitura da obra “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luis Sepúlveda, capítulo primeiro, página 11, responde à seguinte questão:

- O que é que as gaivotas do bando do Farol da Areia Vermelha comiam enquanto voavam sobre a foz do rio Elba?

Responde no formulário AQUI

Podes consultar a biografia e as referências do autor, nas BEs do agrupamento, em anexo.

pdf Luis Sepúlveda_fev_17.pdf
Ver mais Passatempos das BEs
Ferreira de Castro - Boletim Bibliográfico Ver artigo

Nos 100 anos de vida literária de Ferreira de Castro, as bibliotecas do agrupamento de Escolas de Fajões divulgam as referências que possuem no seu catálogo, alusivas a este autor.

pdf Boletim Bibliográfico.pdf
Ver mais Guias